Coletivo de Mulheres do Senge e Federação de Mulheres Estreitam Laços em Prol dos Direitos das Mulheres

Parceria fortalece a luta pela igualdade de gênero, formação profissional e combate à violência no Paraná.

No último dia 25 de outubro, Edilene Andreiu, vice-coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Engenheiros (SengePR), se reuniu com Alzimara Bacellar, presidente da Federação de Mulheres do Estado, para tratar sobre possíveis parcerias para o ano de 2024. Durante a reunião foram delineadas três ações colaborativas em torno da renda, capacitação e combate à violência contra mulheres no Estado. As ações serão desenvolvidas pelo Senge Paraná, por meio do seu Coletivo de Mulheres, em conjunto com a Federação de Mulheres e direcionadas, em especial, para mulheres em situação de vulnerabilidade. Essas iniciativas visam consolidar conquistas em relação à igualdade salarial entre homens e mulheres, capacitar mulheres para serviços de manutenção através da iniciativa “Mulheres descomplicando a engenharia”, um projeto em construção pelo coletivo, além de fornecer apoio na luta contra a violência direcionada às mulheres.

A Federação foi a entidade eleita para o Conselho Estadual do Direito da Mulher (CEDM), ligado à Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e tomou posse nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, na sede da OAB Paraná. Nesse encontro, a Federação reafirmou seu compromisso em destacar as demandas do SengePR e do Coletivo de Mulheres em todas as esferas em que atuam, fortalecendo ainda mais a parceria entre as duas organizações.

O Coletivo de Mulheres do SengePR é composto por engenheiras que se dedicam a criar e implementar iniciativas relacionadas ao debate de gênero, empoderamento feminino, defesa dos direitos das mulheres e combate a todas as formas de opressão. Além disso, o Coletivo atua ativamente para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em áreas profissionais de engenharia, promover o reconhecimento da contribuição feminina nas áreas de ciência e tecnologia e defender o Estado Democrático de Direito, a soberania nacional e uma sociedade justa e igualitária.

Para mais informações e atualizações sobre as atividades do Coletivo de Mulheres do SengePR e da Federação de Mulheres do Estado no Paraná, acompanhe as redes sociais do Coletivo. Novidades em breve! @coletivodemulheres_sengepr.