Coletivo de Mulheres do Senge Encerra Atividades do Outubro Rosa com Ação Solidária na CEUC

Estudantes se reuniram para discutir desafios acadêmicos e engajamento estudantil com coletivo de mulheres do SengePR

As atividades em alusão ao Outubro Rosa, organizadas pelo coletivo de mulheres do Senge Paraná, chegaram ao fim com uma visita especial à Casa da Estudante Universitária de Curitiba.

A CEUC teve sua origem na década de 60 e, em média, abriga 130 residentes. Seu objetivo principal é fornecer suporte de permanência estudantil, na prática, para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. O evento teve como principal objetivo a entrega dos absorventes arrecadados na campanha de apoio à luta contra a pobreza menstrual. Além disso, durante um agradável café da tarde oferecido às moradoras, as estudantes presentes puderam discutir questões de engajamento da juventude em organizações de luta, como centros acadêmicos, diretórios e organizações sindicais.

A ação, que contou com a participação majoritária de estudantes das áreas de engenharia e agronomia, também teve destaque para a apresentação do programa “Senge Jovem”, voltado para estudantes desses campos acadêmicos. As estudantes presentes receberam informações sobre o programa e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca das diretrizes para participação.

Durante o evento, as futuras engenheiras e agrônomas compartilharam suas experiências e dificuldades enfrentadas na universidade, em áreas em que a presença masculina ainda é predominante. Agatha Branco, vice-presidente do Senge-PR e coordenadora do coletivo de mulheres, compartilhou suas próprias estratégias para contornar os desafios, oferecendo apoio e orientação às estudantes participantes.

As estudantes foram convidadas a participar do evento “Papo de Futuro”, um diálogo que será realizado com lideranças estudantis no próximo dia 9, às 19h00, na sede do SengePR. Agatha Branco destacou a importância da aproximação do sindicato com a sociedade civil, enfatizando que isso enriquece as estratégias sindicais na luta trabalhista e aproxima o sindicato da comunidade, que muitas vezes não compreende totalmente a importância dessas organizações. “É importante que o sindicato dialogue com esses setores, que se proponha a conversar e entender as demandas que temos ao nosso redor. Não podemos nos limitar apenas às questões trabalhistas,” afirmou a vice-presidente.

O mês de outubro pode ter acabado, mas a conscientização e os cuidados de prevenção em relação à saúde das mulheres devem continuar. A mensagem final da ação é clara: “Cuide-se”.

Para saber mais sobre as ações do programa “Senge Jovem,” acompanhe as redes sociais do programa: @sengejovempr.