Começa, nesta quinta-feira, o 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, fará palestra magna

30.AGO.2023

Nesta quinta-feira (31/8), começará o 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), no Rio de Janeiro. Com o tema central “Reconstruir o Brasil com soberania popular, engenharia e o movimento sindical”, o Consenge debaterá dois eixos: “A reconstrução do Brasil” e “Organização sindical”, cujos subtemas são: “Uma política econômica e social para a reconstrução do Brasil e a superação de desigualdades”; “Políticas públicas estratégicas: cidade, soberania ambiental e alimentar”; “Uma nova política sindical”; e “A engenharia brasileira e suas relações institucionais”.

Realizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o 13º Consenge – que conta com o patrocínio da Mútua – busca estreitar os laços com os movimentos sociais, o sindicalismo brasileiro, o Poder Público, as organizações de engenharia e as entidades nacionais e internacionais, e definir um plano de lutas centrado na afirmação de direitos e da soberania nacional e na defesa dos(das) engenheiros(as), bem como reafirmar a consolidação da Fisenge e ampliar sua base de atuação.

Os sindicatos filiados à Fisenge realizaram encontros estaduais com o objetivo de elencarem propostas a serem deliberadas no Congresso.

De acordo com o presidente da Fisenge, engenheiro Roberto Freire, o congresso é um espaço de debates e formulação sobre as principais pautas da engenharia e de intervenção no debate nacional. “O Brasil vive um momento de reconstrução de parâmetros mínimos de democracia, após os últimos quatro anos do governo anterior. A engenharia tem papel fundamental nessa reconstrução rumo ao desenvolvimento social e econômico e à soberania nacional. Precisamos pactuar uma agenda de geração de emprego e renda; de retomada da industrialização; de investimentos públicos nas áreas de infraestrutura, agricultura familiar e de produção de alimentos seguros; de defesa das nossas empresas públicas; de estímulo à ciência tecnologia e pesquisa; de valorização profissional e do fortalecimento do movimento sindical”, explicou Freire.

A abertura do Consenge – que acontecerá na noite do dia 31/8 – contará com palestra magna da Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. Ao longo da programação, haverá palestras com: o economista Ladislau Dowbor; a Secretária Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, arquiteta Tainá de Paula; o sociólogo e ex-diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz; o engenheiro e ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Marcos Túlio; o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro.

O Congresso será transmitido ao vivo pelo YouTube da Fisenge: www.youtube.com/canalfisenge

30 anos Fisenge

Durante a programação, será realizada a solenidade de comemoração dos 30 anos da Fisenge, que também contará com ações de memória institucional por meio do lançamento de um documentário e de uma revista. São três décadas de atuação da Fisenge em defesa da engenharia nacional, da democracia, do movimento sindical e da soberania.

Com 12 sindicatos filiados, a Fisenge promove ações visando à consolidação de políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico, à valorização da engenharia brasileira, à defesa da soberania nacional e à construção de uma sociedade justa e igualitária.

Durante o Consenge, serão entregues moções de louvor e reconhecimento à Fisenge pela deputada estadual Marina do MST e ao Coletivo de Mulheres da Federação pela deputada estadual Elika Takimoto.