Comitê avança na criação do Selo de Diversidade e Inclusão: Rumo à Equidade nos Ambientes de Trabalho

Encontro reúne representantes do setor empresarial para discutir iniciativa inovadora

06.MAIO.2024

Na última quinta-feira (03/05), o Comitê de Diversidade e Inclusão do SengePR avançou significativamente em sua missão de promover a equidade nos ambientes corporativos, ao convocar um encontro estratégico com empresas para discutir a criação de um “Selo Diversidade e Inclusão”. Esta iniciativa, fundamentada nos pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança) e no ODS 10 da ONU (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), visa estabelecer diretrizes claras e práticas para fomentar ambientes de trabalho mais inclusivos.

Durante o evento, que contou com a presença de representantes de RH de diversas empresas do estado, os participantes puderam conhecer de perto o trabalho do Comitê e sua trajetória. Como afirmou Verginio Luiz Stangherlin, Diretor e Fundador do Coletivo Diversidade e Inclusão no Senge-PR, “Com menos de um ano de atuação, o grupo já foi responsável pela criação de novos comitês em diferentes entidades, participa e pauta palestras sobre o tema para diversos profissionais e organiza formações sobre o assunto.”

A discussão abordou diversos aspectos relacionados à implementação do selo, incluindo seus critérios de avaliação e os benefícios para as empresas participantes. Durante a reunião foram abordados aspectos que serão considerados na elaboração do Selo Diversidade, como políticas de recrutamento e seleção inclusivas, investimentos em estrutura física e ambiental adequadas, aceitação de pronomes neutros e a promoção de um ambiente/clima organizacional respeitoso e acolhedor com medidas de acessibilidade e ações afirmativas para combater o preconceito e a discriminação. A troca de ideias e experiências entre os participantes enriqueceu o debate e contribuiu para a construção de uma iniciativa sólida e abrangente.

Os participantes também foram esclarecidos quanto à acessibilidade da iniciativa, que será de participação  gratuita. Além disso, ficou definido que a definição dos critérios será feita em conjunto com as empresas interessadas, visando garantir um padrão justo e eficaz para a obtenção do selo.

Em linhas gerais, a ideia é que o processo de certificação seja acompanhado por formações específicas destinadas aos times de RH, bem como apoio na implementação das políticas de diversidade, garantindo assim uma transição suave e efetiva para práticas mais inclusivas dentro das organizações participantes. Continue acompanhando nossas redes para mais atualizações sobre esta iniciativa pioneira e seu impacto na promoção da diversidade e inclusão nos espaços de trabalho.