Congresso Brasileiro de Geração Distribuída acontece em novembro em Minas Gerais

Evento é focado exclusivamente no universo da micro e mini geração distribuída

Comunicação
18.OUT.2022

A sétima edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) já tem data para acontecer. O evento, voltado exclusivamente para a produção da micro e mini geração distribuída, está confirmado para os dias 9 e 10 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e tem como propósito debater o atual cenário da Geração Distribuída com fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, bem como as oportunidades de negócios, assim como barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, desafios do setor e perspectivas dele para os próximos anos.

Dados da ABGD mostram que o setor hoje é responsável por 12 GW de potência instalada no Brasil, sendo Minas Gerais o estado líder nesse tipo de produção. Além disso, o país está prestes a alcançar também 1,5 milhão de consumidores que geram a própria energia.

O crescimento expressivo, por sua vez, é destacado pela associação como resposta em decorrência das mudanças na cobrança da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) definida pelo Marco Legal da GD. Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, reforça que esse movimento mostra a consolidação da geração distribuída no Brasil, a qual é puxada pela expansão da matriz solar, que já é a terceira fonte de energia em potência no país.

“Há uma justificada corrida pelo sol, especialmente em energia solar. Essa tendência deve continuar até o final do ano, em decorrência das mudanças na cobrança da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) para os pedidos de acesso protocolados a partir do ano que vem”, destaca ele.

Serão mais de 27 painéis e 70 palestras durante os dois dias de CBGD

O CBGD, por sua vez, vem para trabalhar esse cenário de crescimento, uma vez que incertezas e indagações sobre como ele será após a entrada em vigor da nova lei do Marco Legal da Geração Distribuída em janeiro de 2023 está bastante presente na cabeça dos empresários.

Além disso, o congresso também busca debater a necessidade de equipamentos de qualidade, bem como a importância das medidas de segurança para tornar as instalações fotovoltaicas mais seguras. Uma vez que o risco de incêndios pode acontecer a partir de agora devido à alta procura por esse tipo de instalação no país.

Durante os dois dias de evento cerca de 27 painéis são esperados, bem como mais de 70 palestras ao todo com importantes especialistas do setor. Dentre os temas abordados, por sua vez, estão a cadeia produtiva do setor GD no Brasil, assim como as categorias e opções de geração de energia para a GD no país.

Também são esperadas mesas redondas entre os protagonistas do setor segundo a organização, bem como tudo o que está sendo desenvolvido de novo para oferecer soluções ao mercado. Neste caso entram tecnologias inovadoras envolvendo módulos, inversores, sistemas, softwares, seguros e até mesmo financiamentos.

Expo GD e Submissão de Trabalhos Técnicos

O sétimo CBGD também vem acompanhado da Expo GD 2022 este ano. O evento, travado pela pandemia nos últimos anos no país, agora volta ao modelo tradicional bem como recheada de novidades sobre o setor de geração distribuída no país.

De acordo com o Grupo FRG Mídias & Eventos, grandes players do setor já confirmaram presença, bem como os interessados ainda podem garantir o seu espaço por lá. Ao todo mais de 1700 visitantes são esperados nos dois dias de evento, assim como mais de 300 milhões de reais em negócios movimentados.

Além da Feira, o Congresso também já abriu as inscrições para a submissão dos trabalhos técnicos do setor. Cerca de 30 trabalhos devem ser selecionados para serem expostos e apresentados durante o evento, bem como sua publicação na Revista Brasileira de Energia Solar.

Mais informações

O evento acontecerá presencialmente, mas poderá ser acompanhado de forma online. Confira a programação completa em www.cbgd.com.br/site/.

Voltar a Notícias