Conta de água vai subir de novo

Reajuste de quase 5% será aplicado em maio

14.ABR.2022

A sua conta de água vai ficar mais cara a partir de maio. É quando a Sanepar pretende aplicar o reajuste da tarifa autorizado pela Agepar. O aumento é de 4,96%, com a tarifa mínima de R$ 5,94 por metro cúbico. A tarifa mínima de água é de cinco metros cúbicos. O aumento da água foi anunciado ao mercado financeiro pela Sanepar após autorização da Agepar, agência estadual que avalia o preço.

Segundo a Sanepar, “AGEPAR decidiu, na Reunião Extraordinária nº 013/2022, realizada nesta data, homologar o Reajuste Tarifário Anual (IRT). O referido reajuste será aplicado a partir de 17 de maio de 2022”, diz o comunicado.

O aumento da tarifa foi decidido pela agência no último dia 13 de abril. Segundo a Agepar, a Sanepar tinha pedido um reajuste maior com o objetivo de manter a política de aumentos acima da inflação e maior remuneração dos acionistas. No entanto, a diferença fica acumulada para o próxima data-base.

“O reajuste foi solicitado pela Sanepar para aplicação no momento em que a 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) analisa a estrutura tarifária para vigorar no próximo ciclo. A Agepar aceitou o pedido, porém decidiu pela aplicação de percentual considerando o desenvolvimento dos trabalhos de revisão tarifária e postergando eventuais atualizações deste período para o encerramento da 2ª RTP, previsto para abril de 2023”.

Segundo a reunião do Conselho da Agepar, a Sanepar argumentou em favor do reajuste citando que as despesas com o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada) no valor de R$ 132,8 milhões só será computado após o aniversário da data-base, ficando, portanto, para o próximo ano. Ou seja, 2023. A decisão para o reajuste não teve discussão e foi aprovada às pressas pelo Conselho com votação unânime.