Copel: assembleia presencial decide sobre ação coletiva

Decisão ocorre após audiências com DRT e MPT

05.DEZ.2023

O Senge-PR realiza assembleia geral extraordinária no próximo dia 12 de dezembro, às 18h30. O encontro é presencial e ocorre na sede do sindicato, em Curitiba. Ele ocorre imediatamente após os coletivos sindicais participarem de reuniões com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) a respeito do PDV da Copel e denúncias de assédio e perseguição. A assembleia voltada para os profissionais que aderiram ao PDV avalia o resultado dessas rodadas de negociação e a possibilidade de ajuizar ação coletiva de trabalho. A presença, principalmente daqueles que tiveram a adesão cancelada, é fundamental para assinar o termo de adesão.

Os últimos encontros com as autoridades aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro. Oportunidade que o Senge-PR e demais sindicatos denunciaram o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, expuseram compromissos da alta cúpula da Copel e apresentaram denúncias de assédio moral. O MPT solicitou mais informações sobre o PDV e sobre testemunhas em caso de atentado contra a vida. Já a DRT apresentou conjunto com cinco propostas relativas ao PDV que vão desde a inclusão dos profissionais  à garantia do emprego pelos próximos anos.

Confira a seguir o edital de convocação.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO | ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os profissionais representados por este sindicato e empregados na Companhia Paranaense de Energia – Copel, filiados ou não, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 12 de dezembro, às 18h30, em formato presencial,  com qualquer número de presentes, na sede do sindicato, Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar – Conj. 2201 – Centro Comercial Itália, a fim de deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

• Item 01 – Informes sobre mediação com Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) e Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT);
  • Item 02 – Deliberação, para engenheiros que tiveram homologado adesão ao PDV 2023, sobre ação judicial coletiva;
  • Item 03 – Outros assuntos.

Curitiba, 05 de dezembro de 2023.

Leandro José Grassmann

Diretor-Presidente do Senge-PR