Copel divulga oferta de ações em meio a incertezas e denúncias de vazamentos

Empresa não aguardou parecer do TCU sobre bônus de outorga e parecer do TCE sobre valor mínimo de venda

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da solenidade de posse do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. Foto: Rodrigo Félix Leal
Comunicação
26.JUL.2023

Confirmando o que foi vazado para a imprensa, a Copel divulgou o calendário de mercado da oferta pública de distribuição primária e secundária de, inicialmente, 549.171.000 ações ordinárias de emissão da Companhia, todas nominativas. A divulgação do início do leilão de venda de ações está marcado a partir do dia 8 de agosto. O calendário se encerra em fevereiro de 2024 e foi apresentado em Fato Relevante mesmo antes da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o bônus de outorga. Da mesma forma, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) também não se manifestou acerca do valor mínimo aceitável para a alienação das ações. A Copel tem sido denunciada à Comissão de Valores Monetários (CVM) por divulgar informações de forma seletiva, interferindo no valor das ações.

Segundo a Copel, ações inicialmente ofertadas “poderão ser acrescidas de um lote suplementar equivalente a até 15% do total de ações inicialmente ofertado, ou seja, em até 82.375.650 Ações, nas mesmas condições e pelo mesmo preço das ações inicialmente ofertadas”.  Com essas ofertas, a expectativa é movimentar até R$ 4,96 bilhões com base no preço de R$ 7,85 de sua ação no fechamento do dia 24 de julho.

Falta de transparência

O anúncio da Copel tem sido denunciado aos poderes e ao judiciário. Um dos caminhos tem sido o e-mail da CVM (delacao@cvm.gov.br), canal em que podem ser feitas as denúncias anônimas sobre o vazamento de informações à imprensa antes mesmo dos comunicados de fatos relevantes. 

A suspeita é de que a imprensa tenha recebido release antes do anúncio, dada a velocidade que matérias foram publicadas. Também tem sido denunciada a pressão exercida por gerentes da Copel, reuniões com informações de datas e outros pormenores.

O que é o crime de insider trading?

Insider trading é definido como “a utilização de informação relevante ainda não divulgada ao mercado, da qual determinada pessoa tenha conhecimento e deva manter sigilo, capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiro, com valores mobiliários”.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da solenidade de posse do presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. – Curitiba, 16/01/2019 – Foto: Rodrigo Félix Leal

TCU e TCE AINDA NÃO DELIBERARAM

A Copel sabe  que é necessário a “permissão para renovar nossas concessões para certas usinas hidrelétricas, particularmente para as UHEs Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias, que devem expirar em 2024, 2032 e 2033”. Esse é um dos pontos que precisa ser analisado  pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ainda não ocorreu. 

Em março deste ano, o Pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou que houve falhas no processo que pretende transformar a Companhia Paranaense de Energia (Copel) em companhia de capital disperso e sem acionista controlador, operação que representa a privatização da estatal pelo governo do Estado. O processo no TCU está sob responsabilidade do Ministro Vital do Rego, que pediu vistas em 05 de julho e tem prazo de 30 dias para se manifestar e devolver o processo para análise do Pleno do Tribunal. 

Ou seja, a Copel está iniciando o processo de venda das ações antes mesmo de ter uma decisão dos Tribunais responsáveis. E definiu a data de negociação das ações para dia 10 de agosto, poucos dias após o prazo de devolução do processo para análise do pleno do TCU. 

O que não está sendo respondido é o que acontecerá se o TCU emitir parecer que desfavoreça a concretização das negociações Outra dúvida é trata do parecer do TCE estabelecendo valores mínimos de negociação que não tenham sido atingidos no leilão. Há mais perguntas que respostas. E, mesmo assim, a venda continua sendo impulsionada a pleno vapor pela Copel e pelo Governo do Estado.

Voltar a Notícias