Curso a distância “Aterramento & EMC” está com inscrições abertas

Sócios do Senge-PR que se escreverem até o dia 10 de outubro têm desconto de 20%

Comunicação
07.OUT.2020

A Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE), em parceria com a empresa QUEMC Engenharia, Qualidade e Compatibilidade Eletromagnética Ltda., oferece o curso a distância “Aterramento & EMC”.

Voltado para engenheiros, tecnólogos e técnicos das diversas áreas que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas, eletroeletrônicas, automação, instrumentação, telecomunicações, informática e demais atividades afins, o curso desvendar os segredos do aterramento para instalação de equipamentos eletroeletrônicos sensíveis.

A formação é ministrada pelo Engenheiro Menna Barreto, e inclui aulas em dez capítulos principais, bibliografia complementar com cerca de 100 páginas, quiz e certificado de participação.

Sócios do Senge-PR que se escreverem até o dia 10 de outubro têm desconto de 20%.

Para a realizar sua inscrição, clique aqui. O seu desconto já estará aplicado no valor do curso exibido na página.

:: Confira abaixo todas as informações sobre o curso:

JUSTIFICATIVA DO CURSO:

Desmistificar os SISTEMAS DE ATERRAMENTO, pois é uma das área mais desconhecida da Engenharia Elétrica, acarretando problemas de interferência e até queima de equipamentos eletrônicos sensíveis em instalações elétricas, quando estas não respeitam projetos adequados sobre COMPATIBILIDADE ELETROMANGÉTICA (EMC) e ATERRAMENTO.

Isto porque as instalações de sistemas eletroeletrônicos modernos são vulneráveis às diferentes perturbações presentes no ambiente, ocasionando o funcionamento incorreto e/ou a perda de informações e até mesmo a queima dos equipamentos instalados.

O curso também proporciona a congregação dos profissionais da engenharia elétrica, com habilitação nas áreas de eletrotécnica, telecomunicações, computação, automação e outras áreas afins, bem como estudantes dos cursos de engenharia, tecnologia e técnico das áreas citadas acima, promovendo o desenvolvimento tecnológico e científico e a defesa dos interesses dos profissionais.

OBJETIVO GERAL:

Dada a elevada dependência que a sociedade moderna tem em relação aos equipamentos eletroeletrônicos, o objetivo geral é de melhorar o nível de proteção eletromagnética das instalações elétricas com o objetivo de reduzir os riscos de avarias e/ou interferências em sistemas eletroeletrônicos, cujas consequências podem ser desastrosas; e os custos associados aos problemas justificam um tratamento sistemático neste campo específico da engenharia elétrica.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Garantir a proteção adequada dos equipamentos instalados através da implementação de medidas de proteção no âmbito da Compatibilidade Eletromagnética – EMC, através de um SISTEMA DE ATERRAMENTO adequado a cada instalação em que as técnicas de EMC aplicadas se tornam efetivas.

Apresentar de forma simples e prática e com diversos estudos de caso vividos em campo, uma nova abordagem para o SISTEMA DE ATERRAMENTO, onde as diferentes técnicas para projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas são analisadas de forma a garantir o funcionamento correto dos equipamentos sensíveis em instalações residenciais, comerciais e industriais.

As técnicas de EMC são apresentadas através de conceitos e exemplos práticos, objetivando as fases de:

Projeto: Com a finalidade de prever e solucionar as situações em potencial para o aparecimento de problemas de interferência.

Manutenção: Com a finalidade de garantir o desempenho EMC ao longo do tempo, incluindo a identificação e solução das situações de risco que possam se apresentar.

PÚBLICO ALVO:

Dirigido a engenheiros; tecnólogos e técnicos das diversas áreas que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas; eletroeletrônicas; automação; instrumentação; telecomunicações; informática e demais atividades afins.

CONTEÚDO DO CURSO:

– O sistema de aterramento e sua relação com a compatibilidade eletromagnética – redução de riscos; objetivos de um sistema de aterramento.

– O sistema de aterramento e sua relação com o sistema de energia – diferentes regimes de neutro; sistema de eletrodos de terra; requisitos para projeto.

– O sistema de aterramento e sua relação com a proteção contra raios – proteção externa (SPDA); proteção interna (EMC); proteção contra surtos (DPS).

– O sistema de aterramento e sua relação com a transmissão de sinais – proteção contra campos magnéticos e o uso da blindagem de cabos; proteção contra campos elétricos e o uso de blindagem de cabos; proteção contra ruídos no modo comum (“loops de terra”).

– Aspectos complementares para a compatibilidade eletromagnética – requisitos normativos EMC para equipamento (marcação CE); qualidade de energia; blindagem de salas.

– Procedimentos de engenharia para EMC e sistemas de aterramento – projeto e instalação: plano de controle de interferência; manutenção: procedimentos EMC.

INFORMAÇÕES GERAIS:

1. A NF de pagamento da taxa de inscrição será fornecida pelo instrutor do curso, eng. Menna Barreto.

2. A participação neste curso não confere ao profissional acréscimo de atribuições profissionais abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA.

3. A qualidade do conteúdo oferecido neste curso é de inteira responsabilidade do Instrutor.

FORMADOR: ENGº ROBERTO MENNA BARRETO

Sócio-Gerente da QUEMC, empresa de consultoria na área de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), incluindo a proteção de instalações de sistemas eletroeletrônicos contra descargas atmosféricas e seus efeitos (www.qemc.com.br).

É graduado pelo IME – Instituto Militar de Engenharia em 1976 e pós-graduado no Philips International Institute em 1.979, na Holanda, e tem diversos trabalhos publicados sobre este tema em vários países.

Em Portugal é presidente das Comissões Técnicas do CENELEC CTE 210 – Compatibilidade Eletromagnética e CTE 81 – Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos e membro do IEC/TC 81X – Proteção de linhas de telecomunicações contra descargas atmosféricas. É membro da “The dB Society” (USA).

Nos últimos anos tem vindo a desenvolver diversos trabalhos em EMC no Brasil e em países da África, América do Sul e Europa.

Pioneiro no treinamento em EMC no Brasil, já realizou mais de duzentos cursos de formação nesta área para empresas e instituições de P&D no Brasil e no exterior.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:

Engº Patrício – patricio@creapr.org.br – WhatsApp: (41) 996463-649

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO CURSO:

Engº Menna Barreto – roberto.menna@qemc.com.br – WhatsApp Portugal: +351 91114-1286

Voltar a Notícias