Desvalorização da engenharia deve ser alvo de combate em Maringá

Posse da Diretoria Regional enfatizou a necessidade de reconstrução da categoria

Diretoria Regional de Maringá toma posse
26.JUN.2023

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1

O Diretor Geral da Regional do Senge em Maringá, reeleito para a gestão 2023-2026, Engenheiro Agrônomo Eduardo Augustinho dos Santos, destacou a necessidade de a entidade se aproximar das universidades e dos estudantes. Para ele, muitos profissionais têm chegado ao mercado de trabalho recebendo muito abaixo do previsto no Salário Mínimo Profissional (SMP) e sem formação política e sindical para entender interesses coletivos. Essa falta de engajamento é ruim para o futuro da categoria.

“É preciso ter diálogo com os alunos. Eles estão perdidos. Muitos estudantes mal começam a ir à academia e já pensam em ser vendedores. Aceitam ganhar R$ 1,5 mil ou R$ 2,5 mil  mais comissão de venda. Trabalham sem registro. Precisamos estar atentos a isso e uma das tarefas do sindicato é formar cidadãos. Eu, por exemplo, fui treinado dentro do Senge-PR. E essa visão mais abrangente me ajudou a entregar cooperativas, entre outros. Foi com o sindicato que aprendi a negociar, a debater, a formar opinião e pessoas”, declara.

::. CONHEÇA O SENGE JOVEM

O Diretor Geral também enfatizou a necessidade de o sindicato estar próximo das demandas da sociedade, levando conhecimento, assistência técnica, dialogando com os movimentos sociais e fiscalizando o poder público.

Ouça a íntegra do discurso Engenheiro Agrônomo Eduardo Augustinho dos Santos

Desafios para a engenharia

O presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann, destacou alguns desafios que a entidade terá que enfrentar daqui para frente. “A reconstrução, que está no nome da chapa, passa pela busca da retomada dos direitos que foram perdidos, avanços para todos, focando focar em políticas públicas que tragam para a nossa sociedade os reflexos de uma boa engenharia aplicada”, orientou.

Áudio presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann sobre reconstrução

Esteve ainda no discurso do presidente o crescimento da participação das profissionais nas decisões da entidade. A nova gestão conta com 35% de mulheres. 30% na Diretoria Colegiada. 50% do Conselho Fiscal. E 11 diretoras nas Regionais. O avanço da participação feminina no sindicato foi reforçada na semana em que foi entregue o Prêmio Enedina Alves Marques para profissionais de destaque no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho.

Áudio presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann sobre participação feminina

Pontes sobre barreiras

O deputado federal Tadeu Veneri participou da cerimônia de posse. Ele destacou a importância da engenharia para o Brasil. Relatou que havia participado do lançamento na Agenda Parlamentar em âmbito nacional, em evento que contou com 18 senadores e 200 deputados. Em Brasília, se comprometeu com a pauta dos sindicatos e dos profissionais, principalmente no que se trata do Salário Mínimo Profissional.

“Em momentos de tanta dificuldade e de divergência que temos tido ultimamente, queremos que, no mínimo, se tenha respeito ao Salário Mínimo Profissional e aos contratos. Já falei uma vez e repito: a engenharia precisa construir pontes. Mas pontes que superam muros e os muros que nos separam. A sociedade precisa se unir”, pediu.

Áudio do deputado federal Tadeu Veneri

A secretária de Obras do Município, a engenheira civil Jocelei Tozetto Menon, participou do evento representando a Prefeitura e o prefeito de Maringá. Ela destacou a importância do trabalho para fazer uma cidade melhor. “Com certeza, a melhoria do nosso município conta com o apoio e o dedinho de vocês em cada projeto, trabalho e ação que a gente faz. Desejo sucesso a Diretoria Colegiada do sindicato”.

DIRETORIA REGIONAL MARINGÁ

Eng.º Agr.º Eduardo Augustinho dos Santos (Diretor Geral Regional) – IDR/EMATER

• Eng.º Agr.º Angelo Liberio Robertina (Diretor Regional Para Assuntos de Finanças) – APOSENTADO
  • Eng.ª Civil Sandra Mara Nepomuceno Cardoso (Diretora Regional Para Assuntos de Secretaria) – AUTÔNOMA