Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho

Profissionais desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro

Foto: Divulgação Eletrobras

Por Verginio Luiz Stangherlin*

No dia 27 de novembro, comemoramos o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, profissões que tem como zelo a preservação da vida, por isso, eu posso garantir, que somos uma das profissões mais humanas, pois analisamos as atividades como um todo.

Como sabemos, cada um escolheu um caminho profissional, por intermédio de alguém, ou por conta de um fato na vida, e isso, faz com que profissões que tem como cuidado maior, proteger os outros, nos remetem a descobrir: por que escolhemos ser Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho?

Eu, por hora, escolhi fazer engenharia de segurança do trabalho, pois convive com alto índice de acidentes de trabalho, por trabalhar com agricultura familiar, na cidade de Bituruna-PR, nos anos 2010. Na época, não percebíamos um cuidado de proteger o agricultor, no trabalho com o cultivo da erva mate e o reflorestamento, casos de acidentes com roçadeiras, motosserras e com máquinas manuais, um acidente de trabalho, pode devastar uma família inteira.

Nessa época, eu trabalhava no Sindicato de Trabalhadores Rurais, onde auxiliávamos os pedidos de auxílio-doença, e com o aumento dos acidentes, comecei a estudar sobre o tema, e ir atras de melhorar as condições para os trabalhadores do campo, foi onde descobri a área de segurança do trabalho. Com o passar do tempo, não trabalho um dia na minha vida, pois escolhi uma das mais bonitas profissões, somos anjos da guarda de muitas pessoas e famílias, e isso deixa-me muito feliz. Recentemente, minha irmã mais nova, sofreu um acidente de trabalho no campo, e veio a perder três dedos do pé.

Esse episódio, deixou em choque nossa família, de como um acidente, um pequeno descuido, pode gerar um fator de mudança em geral de mudança de cultura, além de depender do serviço público, na demora do atendimento hospitalar, podia ter evitado a perda dos dedos, com um atendimento mais humano e acolhedor. Isso reforça meu compromisso com a preservação da vida, me dedicando cada vez mais com a cultura de segurança do trabalho.

Hoje, estou como conselheiro titular no CREA-PR, representando a nossa associação cinquentenária, APES – Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, onde no CREA-PR, propomos ações de fiscalização em todas as áreas de segurança do trabalho, propondo e gerindo os planos de fiscalização, onde atuamos com mais de 10 mil profissionais engenheiros de segurança do trabalho, espalhados pelos 399 municípios do Paraná, e isso nos enche de orgulho, pois sabemos do compromisso ético e moral dos nossos profissionais, com o trabalho diário de preservação da vida. Os profissionais desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de suas responsabilidades técnicas, e o impacto que sua atuação tem na proteção dos trabalhadores e no sucesso das organizações.

Para quem não conhece nossa área de gestão, pode perceber em todos no convívio diário, das áreas e dos aspectos práticos do papel do engenheiro de segurança do trabalho, como em todas os estabelecimentos temos os projetos de prevenção contra incêndio, nas casas de show, supermercados, industrias e igrejas, ou na indústria da construção civil, vemos as proteção de guarda corpo, linha de vida, com os projetos técnicos, ou nos pedidos de aposentadoria, quando ocorre uma perícia para analisar a exposição do trabalhador a riscos ocupacionais, ou somente quando nos preocupamos em saber o meio de transporte do trabalhador, de ida e volta do trabalho, isso é o papel da engenharia de segurança do trabalho.

Nem todos os profissionais, acabam tendo uma paixão pela área de segurança do trabalho, pois para muitos, é um processo difícil, o envolvimento com a profissão, pois todo dia temos que convencer os diretores das empresas a investirem em novas tecnologias, melhorar os processos, fazer uma gestão mais próxima dos colaboradores. Para esses profissionais, que estão desmotivados, sugiro que não percam a esperança e que continuem a buscar o melhor para os seus colegas de trabalho, pois temos que conquistar a direção das empresas, mostrando a importância da preservação da vida, do trabalho seguro, além do cuidado na compra do melhor EPI – Equipamento de Proteção Individual, no acompanhamento dos ASO- Atestado de Saúde Ocupacional, evitando perda de dias de trabalho, ou nos processos de revisão e acompanhamento RAT – Risco Ambiental do Trabalho. Não desistam!

Por fim, não menos importante, cuidar de pessoas deve ser uma motivação diária, uma paixão por sempre buscar o melhor para o outro, sempre lembrando que nós também devemos nos olhares com bons olhos, para que nada de ruim nos aconteça, pois temos que nos alimentar bem, cuidar da nossa saúde, fazer atividades físicas, lembrando bem da teoria da motivação humana de Abraham Maslow, publicado em 1943, que define bem as cinco categorias da necessidade humana. Vale uma leitura sobre o tema.

Parabéns a todos os engenheiros engenharias, técnicos e técnicas de segurança do trabalho. Viva a Vida!

*Engenheiro de Segurança do Trabalho – Conselheiro Titular da APES no CREA-PR, representante Nacional na Coordenadoria Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho no Confea.