Engenheiros apresentam agenda parlamentar a candidatos

Documentos abordam pautas relacionadas ao desenvolvimento das cidades

Diretores de Campo Mourão entregam a agenda parlamentar
Comunicação
22.OUT.2020

Com informações do CREA-PR

As regionais do Senge-PR têm participado de ações conjuntas com o CREA-PR para apresentar às candidaturas a prefeito uma plataforma para o desenvolvimento das cidades. A “Agenda Parlamentar” é um programa de contribuição dos profissionais em apoio aos gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ela já foi entregue em 21 municípios do estado. Desses, os diretores do Senge-PR estiveram reunidos com candidatos a prefeito em Sarandi, Maringá, Cascavel e Campo Mourão.

O programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate” é parte integrante das ações do Colégio de Entidades de Classe e consiste em um conjunto de ações com a finalidade de promover debates públicos sobre propostas das áreas tecnológicas, fortalecendo os princípios da gestão democrática e de cooperação, junto aos poderes públicos e lideranças municipais, estaduais e federais.

O documento entregue aos candidatos abordam eixos como Saneamento e Resíduos, Infraestrutura, Mobilidade e Transporte, Desenvolvimento Regional Integrado e Desenvolvimento Rural. Além do caderno técnico, é entregue aos candidatos o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM), como aconteceu em Cascavel, onde o material conta com 12 tópicos

Além do estudo, também é entregue uma carta aos candidatos a prefeito em se reforça o “pedido para que haja participação de profissionais das engenharias, agronomia e geociências em sua possível futura gestão no município” na definição de políticas públicas.

Para os profissionais de engenharia, o documento tem base em uma análise minuciosa e diagnósticos precisos, tornando-se referência para o planejamento da administração pública. Ele já foi disponibilizado em 37 cidades do estado.

Clique aqui e confira o EBDM por município

Participação do diretores do Senge-PR na entrega da agenda

Os diretores regionais do Senge-PR têm participado ativamente da agenda. Em dois dias, 11 prefeituráveis conheceram as ideias e soluções de políticas públicas. As apresentações foram para prefeituráveis de Maringá, Sarandi e Cianorte. De acordo com o CREA-PR, todos os candidatos receberam informações do programa e os candidatos que compareceram às reuniões foram: Akemi Nishimori (PL), Carlos Mariucci (PT), Coronel Audilene (PP), Homero Marchese (Pros), José Luiz Bovo (Podemos), Ulisses Maia e Valdir Pignata (Cidadania). As propostas para a inclusão em planos de governo dos prefeituráveis foram apresentadas por meio dos Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM).

De Sarandi, três prefeituráveis conheceram a Agenda Parlamentar do Crea-PR: Bianco (PT), Fernandinho (PSC) e Walter Volpato (PSC). Em Campo Mourão, o evento aconteceu em parceria com dirigentes do AREA-CM, Senge Campo Mourão, AEACM, Conselheiros do Crea-Pr e Coordenadores de Curso e os diretores do Senge-PR,  engenheiro civil Sebastião Carlos Mauro e engenheira agrônoma Losani Perotti.

::.Clique aqui e confira a agenda parlamentar

::. Clique aqui e confira as fotos no Instagram do Senge-PR com a participação dos diretores

Voltar a Notícias