FES convoca mobilização para o dia 29 de maio

28.MAIO.2019

FES

Nesta quarta-feira (29), o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), do qual o Senge-PR faz parte, realizará uma mobilização geral na Assembleia Legislativa (ALEP) em defesa da data-base dos servidores estaduais. A concentração dos servidores está marcada para às 9h, e deve se estender durante o dia todo. Às 14h30, a ALEP realiza uma audiência pública para a apresentação dos relatórios do 1º quadrimestre de 2019 da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA).

O ato faz parte do calendário de mobilizações do FES, que já sinaliza a possibilidade de greve para reivindicar o pagamento da data-base. Sem reposição da inflação há mais de três anos, o funcionalismo acumula perdas que podem chegar a 22%. Para o FES, a manutenção do congelamento é um impasse político, e não financeiro.

Governo pode pagar reajuste

O economista do FES, Cid Cordeiro, avalia que a SEFA errou feio na projeção econômica e de arrecadação em 2017, 2018 e está errando em 2019. No ano passado, houve sobra de caixa de R$ 2 bilhões, que permitiriam pagar o reajuste dos servidores sem comprometer as contas do Estado. Para ele, o congelamento não é uma questão técnica, mas uma escolha política.

“O reajuste é uma questão de vontade política. As condições técnicas foram demonstradas em discussão com o governo. Isso aconteceu em 2018. O gasto ficou abaixo do limite prudencial e o governo afirmava que ficaria acima do limite legal. As condições estão postas”, compara.

Confira abaixo o calendário de mobilizações:

– 28 de maio (terça-feira) – Mobilização na ALEP, das 09 às 17 hs, contra a aprovação da Lei da Mordaça (PL 606/2016);

– 29 de maio (quarta-feira) – Mobilização geral dos(as) Servidores(as) na ALEP, das 09 às 17 hs. Nesta data haverá audiência pública de prestação de contas do secretário da fazenda do governo Ratinho Jr;

– 30 de maio (quinta-feira) – Apoiar e participar das mobilizações convocadas pelo movimento estudantil;

–  04 de junho (terça-feira) – Plenária do FES, na APP-Sindicato, das 09 às 13 horas;

–  14 de junho (sexta-feira) – Greve Geral;

– 30 agosto (sexta-feira) – Dia de luto e luta da Educação Pública do Paraná.

RODAPE-SENGE-01