Fisenge lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

22.NOV.2013

O Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou nesta quinta-feira (21/11) uma campanha pelo fim da violência contra a mulher. Ao todo são cinco peças, com o objetivo de sensibilizar a sociedade pelo 25/11, dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher. “Mesmo com um instrumento importante de coibição da violência doméstica e familiar, que é a Lei Maria da Penha, muitas mulheres ainda têm medo ou vergonha de denunciar. Esta campanha tem a finalidade de alertar sobre a importância da denúncia e da visibilidade dos casos, para dar fim à impunidade e à naturalização da violência contra a mulher”, destacou a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía. No Brasil, uma mulher é agredida a cada cinco minutos e quatro mil assassinadas por ano, de acordo com dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. O Disque 180 funciona desde 2006 recebendo denúncias anônimas de violência doméstica. Desde então, foram registrados mais de 4 milhões de denúncias.

Todas as peças podem ser conferidas na página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge

25 de novembro

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, traz a memória de três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal), que, em 1961, foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. Com o objetivo de denunciar a dimensão do feminicídio e toda forma de violência, será realizada a campanha mundial 16 dias de ativismo pela não violência contra a mulher, do dia 25 de novembro até 10 de dezembro (dia internacional dos direitos humanos).