Neste 1.º de maio, Senge foi às ruas em marcha pelos trabalhadores

01.MAIO.2015

Neste 1.º de maio, diretores e associados do Senge-PR participaram de ato em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, organizado pelas centrais e movimentos sindicais do Paraná. Partindo da praça 19 de Dezembro em direção ao Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico, milhares de trabalhadores protestaram por melhores condições de trabalho. Em faixas e cartazes, os manifestantes criticaram a aprovação dos deputados ao projeto de lei que mexe no fundo previdenciário dos servidores e repudiaram a ação violenta do Governo durante as manifestações desta semana.

O Senge-PR esteve representado na marcha pelo vice-presidente, Valter Fanini, pelo diretor-secretário, Marcos Andersen, pelo ex-presidente e diretor do sindicato e da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak, e pelos diretores Claudinei Pedroso Ribas, Cícero Martins Júnior, José Ricardo Vargas de Faria e Raul Brianese.

Diretores do Senge-PR, Ulisses Kaniak e Claudinei Pedroso Ribas participam da marcha pelos trabalhadores em Curitiba

Para o diretor do Senge-PR, Ulisses Kaniak, a grande participação na marcha expressa a solidariedade da sociedade aos servidores e a insatisfação aos atos arbitrários do Governo contra os trabalhadores paranaenses. “Há tempos que não víamos uma união tão forte da população na marcha anual dos trabalhadores. Se por um lado, foi aterrorizante e triste presenciarmos nesses últimos dias ações tão brutais contra a população e os servidores do Estado, por outro lado é muito gratificante ver hoje a resposta nas ruas com as manifestações em coro em repúdio às atrocidades e pelos direitos dos trabalhadores”.

Lembrar para que a história não se repita, é o que defende o vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini

Para o vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini, é fundamental que os trabalhadores e a sociedade não deixem cair no esquecimento as ações violentas do Governo. “Por mais que a gente queira esquecer cenas tão fortes, temos que fazer o contrário, manter viva em nossas memórias e em nossas bandeiras atitudes como esta, nos lembrar nas eleições daqueles deputados que foram contra os trabalhadores, e lutar para que a história não se repita”, defende Fanini.

Nesta semana que se encerra, o Paraná presenciou uma das maiores atrocidades e atos de uso excessivo da força repressiva policial contra os trabalhadores na história do estado. O objetivo era impor aos servidores estaduais um projeto de lei que coloca em risco o futuro de suas aposentadorias.

Fotos dos deputados que votaram pela aprovação do projeto que mexe no fundo previdenciário dos servidores.
Cruzes com fotos dos deputados que votaram pela aprovação do projeto que mexe no fundo previdenciário dos servidores.

Enquanto, na última quarta-feira (29), o projeto do governo era aprovado com o plenário fechado à população, do lado de fora da Assembleia Legislativa ocorria um confronto de grandes proporções em que o uso excessivo de força, por parte da Polícia Militar, deixou um saldo negativo de 213 feridos, em sua maioria servidores públicos da Educação. “Nunca imaginei que veria tamanho descaso com os servidores, que atuam diariamente na educação, no saúde, no atendimento à população”, afirma o diretor do Senge-PR, Claudinei Pedroso Ribas, que  é servidor do Adapar.

Confira abaixo a mensagem do Senge-PR do Dia do Trabalhador, e na sequência, mais fotos da marcha deste 1.º de Maio.

1.º de Maio: dia de celebrar vitórias e condenar injustiças

Neste 1.º de maio o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) celebra, junto com todos os profissionais de engenharia do Estado, as inúmeras conquistas acumuladas ao longo de vários anos de lutas em favor da ampliação dos direitos e por uma sociedade mais justa.

Queríamos que o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, deste ano em especial, fosse um momento, dentre os 364 outros de 2015, de perder a conta das inúmeras vitórias em favor daqueles que se empenham diariamente para construir uma sociedade mais justa.

No entanto, ainda ecoam as bombas e se fecham as marcas físicas de uma das maiores atrocidades contra os trabalhadores paranaenses, quando em uma lamentável cena de desespero, o Governo do Paraná protagonizou atos de violência aos servidores públicos para impor a aprovação do Projeto de Lei 252/2015 que mexe nos recursos do Paraná Previdência. E aprovou!

Semanas antes, a violência não foi no Paraná e não necessariamente física, mas igualmente brutal, quando a Câmara dos Deputados, em uma das formações parlamentares mais conservadora na história do país, golpeou profundamente os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras com a aprovação o PL das Terceirizações.

Jamais esqueceremos as manchas sangrentas ou vis que aqueles que são contra os trabalhadores querem estampar nossa história. São marcas que nos motivam a lutar diariamente em favor da justiça, da democracia e da solidariedade.

Portanto, celebraremos o 1.º de Maio mesmo assim, pelo que conquistamos até agora, e pelo que com muita garra a união, conquistaremos no amanhã. Que as marcas de nossas conquistas sejam maiores e mais fortes!

Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR)