Nova diretoria da Fisenge é eleita durante o 11º Consenge

Senge Paraná
11.SET.2017

A nova diretoria da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) foi eleita na manhã de sábado (9/9), durante o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), em Curitiba.

O engenheiro Clovis Nascimento, vice-presidente do Senge-RJ, foi reeleito presidente da federação. Ele destacou a importância do movimento sindical no fortalecimento da resistência frente ao atual cenário político. “A Fisenge acumula uma história de luta e de resistência. Assumimos essa gestão reforçando o compromisso em defesa da engenharia e da democracia”, afirmou Clovis.

21462453_1546871558713335_3028322703789364277_n

O presidente da Fisenge destacou, ainda, a defesa da soberania nacional. “Vemos este governo entregando os nossos recursos naturais, o território brasileiro, as empresas públicas e querendo privatizar o setor elétrico. Isso é perda de soberania nacional e não permitiremos. A nossa trincheira é a da resistência”, conclui.

O Senge-PR participa da nova gestão representada por Valter Fanini, na secretaria-geral, Cícero Martins Junior, Diretor Executivo Suplente, e Leandro José Grassmann, Diretor do Conselheiro Fiscal.

O vice-presidente eleito da Fisenge e presidente do Senge-BA, Ubiratan Félix avalia que, em curto prazo, o cenário é sombrio, contudo, em médio prazo, a História conspira a nosso favor. “Se olharmos para história do Brasil, veremos que em todos os momentos de crise houve mudanças para avançar. Após a guerra do Paraguai, foi criado o movimento republicano e abolicionista, que teve consequências em 1888 e 1889. A crise de 1954 levou à criação da Petrobrás e da Eletrobrás. Crises criam também oportunidades de mudar o patamar da política e da sociedade. Isso não quer dizer que devemos ficar parados. Ou nos organizamos e criamos uma pauta de mudanças, ou as coisas vão ficar como estão”, afirma.

Giucélia Figueiredo, diretora do Senge-PB, foi reeleita para federação. Segundo a engenheira, o 11º Consenge reafirmou a história e a memória de luta da federação. “

Luta contra a privatização

O combate à privatização foi uma das propostas reforçadas pelo Consenge. Gunter Angelkorte, diretor do Senge-RJ e reeleito como diretor suplente da Fisenge, destaca a importância de combater a privatização do setor elétrico brasileiro. “Isso não é aceitável e não pode se concretizar de maneira alguma, sob o risco de colocarmos toda a sociedade brasileira no século XIX. A energia elétrica é algo primordial para a vida humana. Sem ela, o ser humano não consegue viver em sua plenitude”, afirma Gunter lembrando que o próprio governo federal admite o aumento das tarifas das contas de luz.

Nós já estamos reagindo, criando focos de resistência na sociedade”, afirma o engenheiro. A Fisenge também participa da coordenação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

Renovação

O presidente do Senge-PR, Carlos Bittencourt, fez um balanço positivo do Congresso, por ser o maior da história da Federação, com ampla representatividade de mulheres e estudantes. “Olhando hoje as propostas aprovadas, são temas extremamente relevantes para os engenheiros e para a sociedade. A Fisenge tem um desafio muito grande nestes próximos três anos, principalmente neste contexto que o Brasil atravessa, de governo ilegítimo e de retrocesso de direitos”.

O 11º Consenge é congresso com maior participação de mulheres: “Há uma renovação da diretoria e também dos participantes”, avalia Elaine Santana, diretora do Senge-SE, eleita como diretora adjunta. Ela destaca a expressiva participação de 80 mulheres e 39 estudantes no encontro.

Simone Baía, diretora do Senge-ES, foi reeleita diretora da mulher. Ela avalia que o aumento da participação de engenheiras é fruto do trabalho e da luta de mulheres de muitas décadas. E conclui que “houve um avanço não só numérico, mas em termos de participação efetiva com um debate qualificado, na resistência contra os avanços do capital, contra as privatizações, contra o desmonte das empresas públicas”.

Maria Virginia Brandão, diretora do Senge-RJ foi eleita como diretora adjunta da mulher. Ela destaca a importância da presença de mulheres na diretoria da Federação. “O movimento das mulheres dentro dos sindicatos de engenheiros e da Federação está consolidado”, afirmou Virginia. Ela avalia, entretanto, que é necessário avançar na mobilização, a fim de aumentar o número de participação de mulheres.

Comunicação sindical

O presidente da Fisenge Clovis Nascimento agradeceu aos trabalhadores da comunicação sindical que atuaram na cobertura do Consenge. O diretor do Senge-PE e diretor da Federação, Roberto Freire, destacou a importância de divulgar as ações sindicais. “Tudo o que nós fazemos precisa ter visibilidade. Nossa equipe de comunicação, coordenada pela jornalista Camila Marins, conseguiu fazer isso”, afirmou Freire.

Relatório de trabalho da Assessoria de Comunicação no 11º Consenge

A equipe de Assessoria de Comunicação trabalhou de forma colaborativa durante os quatro dias do 11º Consenge, com os seguintes resultados:

2 mil Fotografias;

17 matérias para o site da Fisenge;

3 boletins via whatsapp e 3 boletim impresso;

TV Fisenge: 20 matérias e entrevistas em vídeo e transmissão ao vivo das palestras e plenária final;

Facebook: os vídeos alcançaram mais de 60 mil pessoas, com cerca de 8 mil visualizações e 300 compartilhamentos. No total, a página da Fisenge teve durante a semana um aumento de 461% no seu alcance, 343% de envolvimento e de 900% no número de novas curtidas.

Equipe: Camila Marins (Fisenge), Caroline Diamante (Senge-MG), Carolina Guimarães (Senge-BA), Ednubia Ghisi (Senge-PR), Joka Madruga (Fisenge), Katarine Flor (Senge-RJ), Marine Moraes (Senge-PE), André Vieira e Sebastian Soto (TV Memória Latina).

 

DIRETORIA DA FISENGE GESTÃO 2017-2020

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor Presidente: CLOVIS FRANCISCO DO NASCIMENTO FILHO (SENGE-RJ)

Diretor Vice-Presidente: UBIRATAN FÉLIX PEREIRA DA SILVA (SENGE-BA)

Diretor Financeiro: ROBERTO LUIZ DE CARVALHO FREIRE (SENGE-PE)

Diretora Financeira-Adjunta: ELAINE SANTANA SILVA (SENGE-SE)

Diretor Secretário-Geral: VALTER FANINI (SENGE-PR)

Diretora da Mulher: SIMONE BAÍA PEREIRA GOMES (SENGE-ES)

Diretor de Negociação Coletiva: FERNANDO ELIAS VIEIRA JOGAIB (SENGE-VR)

Diretor Executivo: RAUL OTÁVIO DA SILVA PEREIRA (SENGE-MG)

Diretora Executiva: GIUCELIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO (SENGE-PB)

Diretor Executivo: EDUARDO MEDEIROS PIAZERA (SEAGRO-SC)

 

DIRETORES SUPLENTES

Diretor Executivo Suplente: JOSÉ EZEQUIEL RAMOS (SENGE-RO)

Diretor Executivo Suplente: GUNTER DE MOURA ANGELKORTE (SENGE-RJ)

Diretor Executivo Suplente: CÍCERO MARTINS JUNIOR (SENGE-PR)

Diretor Executivo Suplente: FERNANDO RIBEIRO QUEIROZ (SENGE-MG)

Diretor Executivo Suplente: JORGE DOTTI CESA (SEAGRO-SC)

Diretor Executivo Suplente: CARLOS ANTÔNIO DE MAGALHÃES (SENGE-SE)

Diretor Executivo Suplente: MANOEL BARRETO NETO (SENGE-BA)

Diretora Executiva Suplente: MARIA VIRGINIA MARTINS BRANDÃO (SENGE-RJ)

 

CONSELHO FISCAL

Diretor do Conselho Fiscal: ADELAR CASTIGLIONI CAZAROTO (SENGE-ES)

Diretor do Conselheiro Fiscal: LEANDRO JOSÉ GRASSMANN (SENGE-PR)

Diretor do Conselho Fiscal: ALIRIO FERREIRA MENDES JÚNIOR

 

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

Diretor Suplente do Conselho Fiscal: GERALDO SENA NETO (SENGE-RO)

Diretor Suplente do Conselho Fiscal: FERNANDO FREITAS (SENGE-PE)

Diretora Suplente do Conselho Fiscal: SILVANA PALMEIRA (SENGE-BA)

 

Texto: Katarine Flor (Senge Rio)

Edição: Camila Marins (Fisenge) e Ednubia Ghisi (Senge-PR)

Voltar a Notícias