O despertar da consciência de Luta

Diretoria Colegiada do Senge-PR avalia ano e debate desafios para 2020

Conselho Deliberativo se reuniu para avaliar e planejar ações do sindicato

O Senge-PR promoveu mais uma etapa do encontro dos dirigentes durante reunião do Conselho Deliberativo. O encontro serviu para os engenheiros avaliarem as ações realizadas neste ano nas regionais e projetar as ações para 2020. Participaram diretores de Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e do Sudoeste.

O debate observou o empenho que o sindicato tem tido para integrar a categoria nas atividades sindicais e de luta, principalmente em negociações coletivas e de participação dos lucros. Os dirigentes também apontaram para a necessidade de aumentar a visibilidade da pauta dos autônomos e desempregados em um cenário de crise econômica e na engenharia brasileira.

Na avaliação dos engenheiros, foi destacada a necessidade de integrar-se às lutas de outras entidades e movimentos sociais, principalmente quando está na agenda do país a perda de direitos coletivamente como na reforma da previdência e a administrativa.

Alguns eixos que devem ser seguidos como prioritários pelo sindicato são a ampliação e fortalecimento do Coletivo de Mulheres, o Senge Jovem, o combate aos agrotóxicos, a defesa de uma agenda dos trabalhadores, o aumento da sindicalização e a formação sindical, aumento da relação com movimentos sociais, aproximação e destaque para os aposentados e mais divulgação dos convênios.

“Nós, enquanto sindicato, sempre fomos necessários aos trabalhadores. Apenas para alguns pode parecer que estavámos adormecidos. Mas é preciso deixar claro os sindicatos existem apenas para defender os trabalhadores”, resumem.

Na mesma ocasião foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da entidade, que aprovou o plano de trabalho e a previsão orçamentária do Senge-PR para 2020. Também foram postos em discussão o imposto sindical e a anuidade associativa para o próximo ano.

Clique na imagem e participe