O futuro da engenharia passa por Foz do Iguaçu

Posse da diretoria regional direcionou para avanços coletivos e sociais

Diretoria Regional de Foz do Iguaçu toma posse
19.JUN.2023

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1

A retomada dos empregos, a geração de oportunidades, a valorização da ciência, da tecnologia nacional e do desenvolvimento da engenharia passam por Foz do Iguaçu. Nesta cidade também se encontram importantes desafios como o debate sobre a carreira de estado e o pagamento do Salário Mínimo Profissional para profissionais concursados. Estes são alguns dos recados e projeções realizados durante a posse da Diretoria Regional do Senge-PR, no  último dia 15 de junho. O evento que alçou o Engenheiro Mecânico Elmar Pessoa Silva a Diretor Geral contou com a presença do presidente da entidade, o Engenheiro Eletricista Leandro Grassmann.

Em seu discurso, o novo diretor regional destacou que um Sindicato não se faz apenas de Diretores. Ele se faz de associados participativos, que “nos apoiam dos seus locais de trabalho ou no gozo de sua aposentadoria e mantêm viva a convicção da necessidade e da urgência da Organização Coletiva dos Trabalhadores”. Ele também saudou o ex-diretor geral Gilson Garcia Branco e os “Engenheiros Civis Newton Rutz da Silva e Laurindo Rennó Costa por terem feito parte da nossa Diretoria Regional nestes 30 anos”.

Novo Diretor Geral de Foz do Iguaçu, Eng.º Mec. Elmar Pessoa Silva

Elmar destacou a importância da Itaipu para a engenharia brasileira, ainda mais após a mudança de diretoria da binacional. “Quero ressaltar que aqui os trabalhadores da ativa e aposentados da Itaipu somam 81,95% dos filiados ao Senge. É um percentual expressivo, que se reflete na participação ativa da Direção Regional e nas Negociações Coletivas da Categoria. Foz do Iguaçu se destaca como a maior Regional em número de Associados”, complementou.

O presidente Leandro Grassmann reforçou que além de Itaipu, outro trabalho que tem avançado em Foz do Iguaçu é a luta para que os profissionais concursados da Prefeitura tenham direito ao Salário Mínimo Profissional. De acordo com a lei federal 4950-A/66, de 22 de abril de 1966, o SMP não abrange os trabalhadores estatutários, ficando a cargo do executivo municipal ou estadual deliberar sobre os vencimentos. No entanto, em Foz do Iguaçu, o sindicato tem negociado em favor do pagamento do SMP.

Presidente Leandro Grassmann defendeu o fortalecimento da engenharia e da soberania nacional

Grassmann ainda falou da resistência e reconstrução, nome da nova gestão, ao tratar do congelamento do SMP. Para ele, esse é um dos principais desafios dos sindicatos de engenheiros no Brasil.

“A engenharia tem muito a colaborar para a construção de um mundo melhor e para a garantia de condições de vida dignas à maioria da população, tratamento de água e esgoto, moradia, acesso a serviços e equipamentos públicos de lazer, entre outras áreas. Mas para que isso ocorra, garantias trabalhistas como a SMP não podem ser alvo de ameaças”, tem defendido.

Engenheiro Eletricista Leandro Grassmann

Entre as autoridades presentes na posse estiveram PH Guerra, presidente do Sinefi, e representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), o diretor do Conselho e responsável pela Agenda Parlamentar, Clodomir Luiz Ascari. O engenheiro defendeu a Agenda Parlamentar e a Frente formada na Assembleia Legislativa do Paraná como mecanismos de fortalecimento e projeção da engenharia, agronomia e geociências.

DIRETORIA ELEITA DIRETORIA REGIONAL FOZ DO IGUAÇU

• Eng.º Mec. Elmar Pessoa Silva (Diretor Geral Regional)
  • Eng.º Eletric. Mario Augusto Caetano dos Santos (Diretor Regional Para Assuntos de Finanças)
  • Eng.º Civil Jorge Oscar Darif (Diretor Regional Para Assuntos de Secretaria)