Outubro Rosa do SengePR é marcado por Informação e Sensibilização Contra o Câncer de Mama

Ação acontece com apoio da Unimed Paraná e presença de coletivos da APP Sindicato e Sindiedutec

05.OUT.2023

O mês de outubro é reconhecido como o “Outubro Rosa”, um período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama em todo o mundo. Este ano, a abertura das atividades em prol dessa causa, promovida pelo Coletivo de Mulheres do SENGEPR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná), foi marcada por emoção em relatos de experiência na luta contra a doença, informações e uma forte mensagem de sensibilização para apoio à campanha.

O evento, que contou com a participação de representantes do Coletivo de Mulheres da APP Sindicato e do Coletivo de Direitos Humanos do Sindiedutec, trouxe para o debate discussões sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Taís Adams, Secretária da Mulher Trabalhadora da APP Sindicato, destacou a relevância da ação, enfatizando que as mulheres enfrentam desafios diários  para a promoção do autocuidado diante da sobrecarga  que enfrentam e das jornadas de luta por direitos das trabalhadoras. Carine Piassetta, representante do Coletivo de Direitos Humanos do Sindiedutec, também participou ativamente das atividades e teve a sorte de ser premiada com um kit do Boticário oferecido pela UNIMED Paraná, parceira oficial do evento.

A engenheira química Simone Baía, Diretora da Mulher da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros),  trouxe uma reflexão sobre como a pobreza menstrual afeta as mulheres pobres, especialmente as mulheres negras. Para Simone, não é possível discutir esse tema sem considerar a questão da raça e de classe social e ressaltou que esse debate deve ser incorporado em todas as ações sindicais.

A coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, Engenheira Agrônoma Adriana Baumel, também parabenizou a iniciativa e destacou a importância das campanhas realizadas no mês de conscientização sobre o câncer de mama. Ela incentivou as participantes a apoiarem a campanha de combate à pobreza menstrual, ressaltando a relevância desse esforço em prol da dignidade das mulheres.

Um dos momentos mais emocionantes e sensíveis da ação foi quando Margolaine Giacchini, integrante do Coletivo de Mulheres do SENGEPR e professora universitária em Ponta Grossa, compartilhou sua experiência na luta contra o câncer de mama. Ela ressaltou que mesmo com os exames em dias e com toda a atenção e cuidado a saúde, não foi poupada da doença. Margolaine ressaltou que isso torna ainda mais necessário a manutenção dos exames de rotina, pois a detecção precoce fez toda a diferença para sua recuperação.

As profissionais Jéssica Pamela e Vanessa Pontes, da equipe de saúde da UNIMED Paraná conduziram uma sessão informativa sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Elas responderam questões sobre como as mulheres podem perceber a doença mais cedo, o que é o exame clínico das mamas, o papel da mamografia, fatores de risco e a eficácia do autoexame.

A deputada estadual Marcia Huçulak também fez parte do evento, destacando os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas de saúde do estado do Paraná voltadas para as mulheres. Ela alertou para a importância do exame preventivo de câncer de colo de útero, uma doença que também afeta muitas mulheres, sendo a quarta principal causa de morte por câncer no Brasil.

A campanha “Outubro Rosa do Senge” continuará até o dia 18 de outubro, com diversas atividades, incluindo uma campanha de arrecadação de absorventes em apoio à luta contra a pobreza menstrual. As doações serão destinadas a uma instituição de apoio às mulheres. No dia 18, encerrando as ações, haverá uma transmissão ao vivo no canal do Senge Paraná no YouTube, abordando o assédio nos espaços de trabalho.

A sociedade é convidada a acompanhar e se envolver nas atividades ao longo do mês, contribuindo para a conscientização sobre o câncer de mama e apoiando a luta por melhores condições de saúde para as mulheres.