Posse da Diretoria de Ponta Grossa destaca a necessidade de proteger a carreira

Proximidade da agenda política é considerada fundamental para o desenvolvimento

Nova diretoria da Regional de Ponta Grossa toma posse. Fotos: Manoel Ramires - Senge-PR
14.JUN.2023

A Diretoria Regional de Ponta Grossa tomou posse na noite do dia 13 de junho. A cerimônia confirma a próxima direção para o triênio 2023/2026, dentro da gestão Senge Forte e Unido: da Resistência à Reconstrução. O evento, ocorrido na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEÁCG), destacou a importância de a entidade atuar cada vez mais expandindo sua base de representação e atuando junto ao poder público em busca de melhores condições de trabalho, salarial e valorização da agronomia, engenharia e geociências. A cerimônia contou com a participação do presidente reeleito, engenheiro eletricista Leandro Grassmann, do ex-presidente e membro das direções do Senge-PR e Fisenge, Engenheiro Agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Cesar Costa Pinto, e demais autoridades.

O diretor geral da Regional do Senge em Ponta Grossa, empossado para a gestão 2023-2026, é o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Scheuer. Ele assume a direção no lugar da engenheira agrônoma Josiane Burkner dos Santos. Scheuer se torna o quarto diretor-geral da regional dos Campos Gerais desde que ela foi reativada. Em seu discurso, ele destacou a importância de a entidade valorizar os profissionais, ampliar suas redes e promover a agronomia, engenharia e geociências.

“Nós temos que ser protagonistas também. Às vezes, por falta de organização, deixamos de ter esse protagonismo. Alguns momentos políticos levaram a isso. Nesta gestão, no entanto, vamos atuar para trazer outros ramos da nossa profissão para dentro do sindicato”, projetou Scheuer.

Já o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, reforçou que a Regional de Ponta Grossa é muito importante, tanto do ponto de vista dos representados quanto da área que ela abrange. É uma região que, além do agro, “tem outras áreas de engenharia que a gente tem que buscar representar”.

O presidente reeleito fez um balanço dos últimos anos e dos desafios tanto da Colegiada quanto das regionais. Ele destacou a questão salarial e reconhecimento profissional como bandeiras da entidade.

“O SMP é primordial, assim como a carreira de estado e outras questões financeiras, além de combater a precarização do trabalho”, listou. Leandro ainda destacou a importância das mulheres na entidade. Ele listou a quantidade de profissionais que compõem a diretoria geral e enalteceu a vice-presidenta engenheira Agatha Branco.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Cesar Costa Pinto. Ele falou da importância da agronomia e do desenvolvimento. “Queremos que nosso agro seja transformador e pujante”, disse. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, juntamente com o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia e com o apoio das diversas instituições do Agro, está lançando o 1º Transforma Agro Paraná. O evento será realizado entre os dias 19 e 24 de setembro, no Centro de Eventos e no Centro Agropecuário de Ponta Grossa.

Atuação parlamentar em destaque

A posse da direção de Ponta Grossa serviu para reforçar a aliança do Senge-PR com outras entidades como o CREA-PR. Representando o Conselho, o engenheiro civil Samir Jorge, destacou a agenda parlamentar que, no próximo dia 19 de junho, apresenta uma proposta na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O presidente do Crea pediu para participar das posses do Senge-PR com o intuito de divulgar a agenda parlamentar, que ocorre no dia 19. Ela é fundamental para a classe. Com a agenda perto do ambiente político, a gente consolida a Bancada das Engenharias. O evento na Alep mostra a importância da nossa carreira”, sublinhou. O assessor do CREA-PR ainda destacou a entrega do prêmio Enedina Alves Marques no mesmo dia.

Ainda em relação à Agenda Parlamentar,  Ana Paula Afinoriz , da Regional do CREA-PR em Ponta Grossa, reforçou que o domínio da “técnica é importante, mas a política é fundamental para fazerem as coisas acontecerem”.

Portanto, no dia 19 de junho, a Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná compilou 25 propostas para projetos de lei, elaboradas por profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, e que têm em comum o objetivo de promover segurança e qualidade de vida à população paranaense, além de otimizar o uso dos recursos públicos.

• NOVA DIREÇÃO PONTA GROSSA
  • Eng.º Agr.º Luiz Antonio Scheuer (Diretor Geral Regional)
  • Eng.º Agr.º Rodolfo Penteado Garbelini (Diretor Regional Para Assuntos de Finanças)
  • Eng.ª Agr.ª Josiane Burkner dos Santos (Diretora Regional Para Assuntos de Secretaria)