Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques: conheça as indicadas do Senge-PR

Coletivo de Mulheres nomeou seis profissionais de destaque

10.MAIO.2023

O Crea-PR realizará, em junho deste ano, a cerimônia da segunda edição do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, organizado pelo Comitê Mulheres do Crea-PR, com apoio da Mútua-PR e da Cooperativa de Crédito – CredCrea. O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho das mulheres paranaenses nas Engenharias, Agronomia e Geociências.

O Prêmio faz referência à Engenheira Enedina Alves Marques, primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil.

As homenageadas deste ano serão escolhidas a partir de indicações realizadas por Entidades de Classe registradas junto ao Crea-PR, Plenária do Colegiado, formado pelo CDER, CDIN, CIE e CreaJR, ou Câmaras Especializadas do Crea-PR. Serão escolhidas profissionais de cada uma das áreas de abrangência das seis Câmaras Especializadas do Crea-PR (Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho).

Em 2022, a Engenheira Cartógrafa Taciana Achcar Malheiros Vannucci foi indicada pelo Coletivo de Mulheres do Senge-PR e reconhecida com o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques. Neste ano, o Coletivo de Mulheres ampliou sua participação, nomeando seis profissionais de destaque das Engenharias, Agronomia e Geociências no Paraná. Conheça as indicadas do Coletivo de Mulheres do Senge-PR:

Câmara Especializada de Agronomia: Mary Stela Bischof

É Engenheira Agrônoma, especializada em Gestão Pública (UEPG), Desenvolvimento Rural (UFPR), Agricultura Biológico Biodinâmica (Instituto Elo/Uniube), e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Trabalha no Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná (ex-EMATER) como extensionista rural.

.

Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho: Silvana Camboim

É professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2012. Sua formação é em Engenharia Cartográfica (UFPR-1999), com MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV-2000), mestrado em Gestão Ambiental (University of Nottingham-2003), doutorado em Ciências Geodésicas (UFPR-2012) e pós-doutorado (Politecnico di Milano – 2023).

Câmara Especializada de Engenharia Civil: Angela Doubek

Engenheira Civil, com Especialização em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (2009) e em Saneamento Ambiental (2020). Ingressou na Sanepar em 2006, atuando na Gerência de Projetos e Obras Sudoeste até 2010 e na Gerência de Projetos Especiais desde 2011.

Câmara Especializada de Engenharia Elétrica: Gisele Monteiro

Engenheira eletricista com mais de 28 anos de experiência na Copel. Possui MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas; MBA Executivo, Administração pela Estação Business School; Especialização em Finanças pela Faculdade Católica de Administração e Economia e Especialização em Proteção de Sistemas Elétricos pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é gerente de Mercado de Energia na Copel Mercado Livre.

Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica: Melissa Mendes

Engenheira Mecânica, trabalhando há cinco anos na indústria automotiva, inicialmente com foco em operações e atualmente com foco em vendas técnicas. Possui Especialização em Gestão de Projetos pela FAE Business School e está cursando uma pós-graduação em Engenharia Automotiva.

.

Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas: Ivonete Coelho da Silva Chaves

Engenheira Química, é funcionária de carreira do Instituto Água e Terra (IAT) desde 1984, atuando nas áreas de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental. Atualmente é Gerente de Licenciamento Ambiental e Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos.