Prestação de contas e relatório de atividades são aprovados

Entidade prepara encontro estadual para participação no 13o Consenge

Manoel Ramires/Senge-PR

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1

A Diretoria Colegiada do Senge-PR e a Diretoria das Regionais se reuniram em Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Conselho Deliberativo no último dia 29 de abril, em reunião virtual. A segunda etapa da AGO ocorreu dois dias após a eleição que definiu a nova diretoria do sindicato para o triênio 2023/26 . Já o CD focou seu debate na preparação para o Encontro Estadual preparatório para o 13o Consenge que acontece no fim de setembro, no Rio de Janeiro.

A AGO aprovou o relatório financeiro da entidade com ampla maioria, além de acatar o relatório de atividades de 2022 com unanimidade. Após a pandemia e a crise enfrentada pelas entidades sindicais devido a perda de receitas, esses relatórios destacam uma entidade saudável e ativa.

O “novo velho normal com novidades”. Esta frase pode sintetizar as experiências de 2022, quando o trabalho presencial voltou a ser preferencial na entidade e nos locais de trabalho, mas sem excluir tanto o teletrabalho e ferramentas virtuais que pudessem agilizar reuniões e negociações. Os velhos problemas, após dois anos de incertezas por conta da pandemia, ganharam visibilidade e foco na pauta e atuação do sindicato. São eles questões financeiras, jornada de trabalho e direitos trabalhistas”, destaca o Relatório de Atividades.

Dois pontos altos do ano de 2022 são o crescimento do atendimento jurídico e das filiações a partir do Plano de Saúde. Em 2022 os atendimentos presenciais foram retomados, porém, o número de atendimentos remotos (ligação telefônica ou videochamada) tiveram uma grande procura, principalmente na área trabalhista que teve um volume consideravelmente maior do que o ano de 2021.  Neste ano, o valor total revertido aos engenheiros foi de R$57.691.823,00. Valores pagos a 350 engenheiros.

Já a atuação híbrida ganhou impulso de campanhas de associação focando nos serviços prestados pela entidade, convênios e parcerias. Foi a divulgação desses serviços que manteve equilibrada a quantidade de associados ao Senge-PR.

Com relação às negociações, em 2022, o Senge-PR defendeu fortemente, em acordos e convenções, garantias como aumento salarial e ganho real. Foram 17 negociações, com 5 Convenções e 12 Acordos fechados.

O FUTURO DO SINDICATO E DAS ENTIDADES

A reunião também serviu para informar com relação à etapa estadual preparatória para o 13o Consenge. O encontro paranaense ocorre nos dias 2 e 3 de junho, um dia após a posse da nova direção “Senge-PR Unido e Forte: Da resistência à reconstrução. Já o Consenge acontece de 31 de agosto a 2 de setembro. O tema deste ano é “13º Consenge – Congresso Nacional De Sindicatos De Engenheiros. Reconstruir o Brasil com Soberania Popular, Engenharia e o movimento sindical”.

Para esse encontro, o Senge-PR tem a missão de discutir “Políticas públicas estratégicas: cidades, soberania ambiental e alimentar” e “Uma nova política sindical”. Uma das discussões centrais é debater o enfraquecimento dos sindicatos, como observa o sociólogo e coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio.

“O poder de negociação dos sindicatos vem sendo fragilizado com o “novo poder” de reduzir direitos, por meio da interposição de comissões de representação dos trabalhadores, nas quais é proibida a participação sindical, ou da permissão ao indivíduo para negociar diretamente. Essas medidas quebram o papel sindical de escudo coletivo e protetor”, reflete Clemente.