Revisão da aposentadoria pode aumentar vencimentos

Jurídico aconselha procurar entidade e fazer análise das contribuições

29.ABR.2024

Tenho direito a revisão da minha aposentadoria?

Frequentemente, os aposentados fazem esse questionamento. Muitos fatores podem levar a esse tipo de dúvida. Acreditam que o valor do benefício não está devidamente atualizado ou, ainda, supõe que o INSS cometeu algum erro na contagem de tempo de contribuição. Nesse sentido, a busca por revisão das concessões das aposentadorias concedidas pela Previdência Social é matéria de extrema relevância.

Recentemente, dois engenheiros fizeram este questionamento e buscaram a assessoria jurídica do Senge-PR, mesmo já tendo ações judiciais, transitadas em julgado, contra o INSS. Após a análise destes casos, verificou-se que nem todos os períodos em que estes engenheiros haviam exercido atividades em condições especiais haviam sido objeto de requerimento para a Justiça. Desta feita, foi possível ingressar com novos processos e aumentar substancialmente o valor dos benefícios.

AUMENTO DA APOSENTADORIA | Em 2020, após obter êxito em processo e não concordar com o valor do benefício (R$ 3.116,68), o engenheiro buscou a assessoria jurídica do sindicato para análise do caso. Verificou-se a possibilidade de ingressar com novo processo. Com o êxito desta demanda, foi possível a obtenção de uma aposentadoria de R$5.552,14.

Já em ação ajuizada no ano de 2022, a Justiça Federal reconheceu o direito do engenheiro a um aumento de R$1.662,66 no valor do seu benefício. Em outros termos, a aposentadoria passou de R$5.547,72 para R$7.210,38. Este acréscimo foi decorrente do tempo especial reconhecido, que afastou o fator previdenciário do benefício.

SOLICITE REVISÃO DE SUA APOSENTADORIA | Estes dois exemplos evidenciam a importância de todos os filiados buscarem a assessoria jurídica para análise de eventual revisão dos benefícios previdenciários. Agende um horário no plantão.

Para agendar um horário, clique aqui ou ligue para (41) 3224-7536. Ou encaminhe e-mail para juridico@senge-pr.org.br