Senge ingressa com ação de cumprimento de convenção no Lactec

10.DEZ.2014

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta terça-feira (9) pelo Senge-PR, Sindaspp e Sintec, os trabalhadores do Lactec definiram pelo ingresso de ação de cumprimento do reajuste salarial de 8%, previsto na Convenção Coletiva do setor, firmada entre o Sescap e o Sindaspp.

O processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/15 (ACT) dos trabalhadores do Lactec iniciou em agosto deste ano, com assembleias do Senge e demais sindicatos para a formação de pauta de reivindicações. Desde então, as entidades buscaram, em diversas reuniões com a empresa, debater os pleitos dos mais de 400 trabalhadores do Lactec representados pelo ACT, cuja data-base é em 1.º de setembro.

No último dia 27 de novembro, a empresa encaminhou aos sindicatos proposta de reajuste do auxílio-alimentação e auxílio-creche, retroativos a 1.º de setembro, bem como sugestão de alteração data de pagamento da primeira parcela do 13.º salário, de março para novembro. Apesar de não prever percentual de reajuste de salário, na proposta a empresa se comprometeu a retomar as negociações em maio de 2015 para discussão dos reajustes salariais.

Devido as incertezas sobre o adicional de reajuste dos salários, tanto em relação ao percentual quanto a possibilidade de o laboratório financeiramente poder cumprir a aplicação de reajustes, os trabalhadores, por 99 votos contra 44, definiram pelo ingresso da ação de cumprimento da convenção.

Segundo o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, apesar de definir um percentual de reajuste, não há como prever o tempo de julgamento da ação no judiciário. “A ação é muito importante, na medida que fixa um percentual de correção, de 8%, conforme a Convenção Coletiva, o que dá segurança para os trabalhadores do Lactec. Por outro lado, é fundamental ressaltar a incerteza quanto ao prazo de resultado do processo judicial. Tanto pode sair no início de 2015, quanto pode levar mais de um ano”.

Para Bittencourt, a ação não interfere no processo de negociação do acordo com o Lactec. “Cabe ressaltar que a ação não encerra o processo de negociação. Ela continua em aberta, e assim que a empresa tiver uma proposta de reajuste não apenas dos benefícios, mas principalmente dos salários, os sindicatos retomarão as discussões do acordo. Obviamente que sempre respaldados pelos trabalhadores do Lactec. Toda e qualquer decisão das negociações e da ação do cumprimento da Convenção será definida pelos sindicatos junto com os trabalhadores em assembleias”.