SENGE NA REDE | Construção Civil aquece mercado de trabalho

Empregos e renda crescem com retomada do setor

Senge na rede: Construção civil
Comunicação
19.SET.2023

Você já deve ter ouvido que o Brasil superou a marca de um milhão de empregos com carteira assinada em seis meses deste ano. De acordo com o Ministério do Trabalho, a construção civil foi o setor que mais criou empregos com carteira assinada no Brasil nos primeiros meses de 2023. “As vagas foram impulsionadas principalmente pelo mercado imobiliário, mas também por obras públicas de infraestrutura”. 

Foram criados 121,7 mil empregos na construção civil. Em seguida, a indústria de transformação gerou pouco mais de 100 mil novos empregos com carteira assinada. 

Apenas em junho, o maior crescimento do emprego ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de 76,4 mil postos formais. A construção civil contribuiu com 20,9 mil empregos.

E o setor deve seguir aquecido, segundo o DIEESE, por conta do novo PAC. “Os investimentos em infraestrutura resultam em impactos positivos para a economia, para áreas sociais como habitação, saúde e educação, com impactos positivos na geração de emprego”, diz análise técnica

::. CONFIRA NOTA TÉCNICA

SUSTENTABILIDADE | Aliás, o PAC criou um programa para a descarbonização e uso de materiais sustentáveis no setor de construção civil.

MAIS EMPREGOS, MAIS RENDA | Além da geração de empregos, os trabalhadores da Construção Civil e Pesada estão tendo ganho real. O ACT que o Senge-PR fechou define que a partir de 1º de junho de 2023, os salários foram reajustados pelo índice de 5,5% a ser aplicado sobre os salários vigentes. Ganho real de 1,26%! Ainda ficou garantido, no mínimo, o valor de R$ 553,91 para vencimentos acima de R$ 10,6 mil. 

#sengenarede #construcaocivil #engenheirocivil #construcaopesada #novopac #dieese #empregos #carteiraassinada 

Voltar a Notícias