SENGE NA REDE: Metodologia BIM ganha protagonismo

PAC e necessidade de cortar custos impulsionam uso do modelo

Monitorar todo processo pode baratear e otimizar obras
31.AGO.2023

Manoel Ramires/Senge-PR

A retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aliado à necessidade do Governo Federal cortar gastos é uma ótima oportunidade para que a metodologia BIM ganhe protagonismo nas obras públicas nos próximos anos. O Novo PAC prevê investimentos de R$ 1,4 trilhão até 2026. Deste valor, R$ 107 bilhões são destinados para grandes obras no Paraná. Por outro lado, o governo tem que economizar por conta do ajuste fiscal. É aí que entra o Building information modeling (BIM), um método que permite tornar obras até 20% mais baratas e levar 30% a menos de tempo para serem concluídas.

De olho nessa mescla, a Câmara dos Deputados lançou, na quarta-feira (30), a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (FPBIM), no Salão Negro do Congresso Nacional. De acordo com o Confea, “o objetivo da Frente é promover ações para disseminar a importância do uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) e estimular o uso da ferramenta pelo poder público na construção de obras no país”.

O BIM é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. Ele permite que o projeto seja compartilhado em todas as etapas da produção. Ele possibilita a correção de erros quase automaticamente e com isso, as obras podem ficar até 20% mais baratas e levam 30% a menos de tempo para serem concluídas.

Frente Parlamentar é lançada na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação Confea

O método é fundamental para essa nova fase do PAC, ainda mais diante da Nova Lei de Licitações. No programa, é destaque a necessidade de aprimoramento da gestão pública em projetos estruturantes. É aí que entra a “retomada da Estratégia Building Information Modelling (Estratégia BIM-BR) para redução de custos e aumento de celeridade na execução de obras estruturantes”, segundo a Casa Civil.

PAC PARANÁ | O PAC no estado entra principalmente no financiamento de obras em rodovias que serão pedagiadas, Contorno Leste, Construção da Boiadeira e Moradias do Minha Casa, Minha Vida. Segundo o Governo Federal, por exemplo, o “Primeiro leilão do novo PAC garantiu 18,25% de desconto em pedágios do lote 1 das rodovias integradas do Paraná”.

LEI DE LICITAÇÕES 14.133/2021 | Ela define normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A lei consta que “nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”.

Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR. Não se esqueça de salvar o número na sua agenda e informar seu nome e se você é nosso sócio na mensagem!