Senge participa de ato em defesa da Sanepar

20.MAIO.2015

faixa_sanepar_comissionados

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná convoca todos os profissionais de engenharia e geociências da Sanepar a participar, nesta quinta-feira (21), de manifestação contra a privatização da empresa e em defesa do patrimônio público dos paranaenses. O ato será realizado às 10 horas em frente a sede da Sanepar, no bairro Rebouças, em Curitiba.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, afirmou que o governo estuda vender parte das ações da Sanepar. Os valores arrecadados com a comercialização de parte do patrimônio da empresa pública seriam utilizados para cobrir o rombo nas contas públicas acumulado nos cinco anos de gestão de Beto Richa.

valor_interna
“O secretário Mauro Ricardo Costa é também presidente do Conselho de Administração da Sanepar, portanto não foi por acaso que anunciou a venda de parte da empresa que é patrimônio dos paranaenses. Para alguém que responde pelas finanças do estado e está à frente das estratégias de empresas e órgãos do governo, o secretário deveria conhecer o histórico de luta dos paranaenses contra a privatização do patrimônio público e em defesa da Sanepar. Ele deveria defender a empresa, seus trabalhadores e a sociedade, e não colocar uma placa de vende-se no patrimônio do povo paranaense”, afirma presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt.

O Conselho de Administração da Sanepar é um órgão deliberativo e responsável por determinar as diretrizes e orientação geral para os negócios, e por formular e expressar as políticas da Companhia, conforme expresso no portal de internet da empresa.

Além de secretário da fazenda e presidente do CAD da Sanepar, Mauro Ricardo é presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Paraná e do Paranacidade. É também membro do Comitê de Auditoria da Copel, do Conselho de Administração da Cohapar, da Agência Paraná de Desenvolvimento e recentemente foi eleito para o Conselho de Administração da Copel.

“Água não é mercadoria! Não deixaremos que o governo venda a Sanepar e transfira a terceiros a gestão desse bem finito, que está em escassez e é fundamental à vida”, reforça a diretora secretária do Senge-PR, Angela Doubek.

Na entrevista ao Valor Econômico, Mauro Ricardo afirmou que, além da Sanepar, a comercialização de ações da Copel também seria objeto da análise do governo, e que a venda das estatais podem “ocorrer neste ano, dependendo das condições do mercado”.

Antes de vir para o Paraná, Mauro Ricardo presidiu a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entre 2003 e 2004 e foi secretário municipal da fazenda de Salvador na gestão do prefeito Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto.

“Nomeado pelo governador Beto Richa no início da atual gestão, o secretário Mauro Ricardo veio da prefeitura de Salvador com a incumbência de encabeçar as ações de desmantelamento do serviço público com arrocho salarial dos servidores e dos trabalhadores das empresas estatais, como a Sanepar. É inconcebível que o governo queira transferir a conta de uma má gestão para os servidores, para os trabalhadores das estatais e sobretudo para o povo paranaense”, afirma o presidente do Senge-PR.