Senge-PR assina Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito

Em editorial, entidade defende a Democracia Cotidiana

Congresso Nacional. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
09.AGO.2022

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) assinou a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que será lançada oficialmente no dia 11 de agosto, na Faculdade de Direito da USP. Até a inclusão do Senge-PR, 214 entidades já eram signatárias da defesa da democracia e da importância de eleições limpas.  A carta, que já conta com mais de 814 mil apoiadores que a assinaram, reforça o regime democrático e alerta para os riscos em um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

“Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude”, diz a carta assinada pelo Senge-PR.

EDITORIAL DEMOCRACIA COTIDIANA

Além de assinar a carta, o Senge-PR divulga o editorial “Democracia Cotidiana” em que defende a participação política coletiva e a importância de se praticar o respeito e a negociação em todas as instâncias sociais. Confira:

DEMOCRACIA COTIDIANA | As eleições no Brasil se aproximam com uma desconfiança injustificável contrastada com a reafirmação da transparência do processo de apuração. Momento em que, para alguns, a defesa da democracia é um fardo enquanto que, para a maioria, a sua reafirmação é parte de um processo de recuperação da economia, da cultura, da educação, saúde e emprego, e da justiça social.

A democracia brasileira está viva e pulsante, mesmo diante de ataques diários. Ela vibra diariamente quando é exercida em sindicatos, em conselhos, em associações, em reuniões de condomínio, em casas legislativas municipais, em tribunais estaduais, em escolas e muito mais. A democracia é este exercício de diálogo, de respeito às normas, de votações e de consensos.

Ela respira e transpira, por exemplo, quando o sindicato mobiliza a base e negocia lei no IDR-Paraná, pressiona para o pagamento de reajuste no Tecpar e Cohapar, realiza audiência pública na Alep resgatando mobilizações históricas. A democracia transpira e se revigora com a agenda parlamentar do CREA-PR, com nosso apoio, que traz contribuições profissionais em apoio aos gestores públicos para implementar políticas públicas.

Por tudo isso, a democracia é a solução para os impasses da sociedade, assim como as urnas eletrônicas são a vacina para quem quer contaminar a liberdade de decidir os rumos da nação.