Senge-PR financiou filme que abordou a democracia brasileira

RETROSPECTIVA: Documentário retrata como surgiu e se propagou no país, a produção de conteúdos políticos feitos por qualquer pessoa

Comunicação
27.FEV.2023

Impeachment ou golpe? Verdade ou fake news? Mobilização nas ruas ou nas redes? O documentário Pulsão, lançado em setembro de 2020, foi mais uma obra em que o Senge-PR apresentou à sociedade com o intuito de debater os rumos da política brasileira. 

A ideia inicial era que o filme fosse um simples registro do Circo da Democracia, evento que reuniu em Curitiba diversas figuras políticas e acadêmicas para debater a conjuntura política da época. De lá para cá, muita coisa mudou, e o Pulsão também: “como o material é muito importante historicamente, a gente queria transformá-lo em um longa-documental”, contou o diretor Di Florentino.

O documentário retrata como surgiu e se propagou no país, a produção de conteúdos políticos feitos por qualquer pessoa e a consequente manipulação dessas informações pelo marketing político. Pulsão mostra como o uso de dados combinados às batalhas narrativas encampadas por diferentes grupos culminaram em um cenário de polarização, de desesperança política e na ascensão de um governo de extrema direita no país.

Voltar a Notícias