Senge-PR Propõe a Criação do Comitê da Diversidade e Inclusão no CREA-PR

Iniciativa visa promover a igualdade e a diversidade no setor profissional de engenharia, agronomia e geociências

04.SET.2023

Em um gesto significativo para promover a igualdade e a diversidade no setor da engenharia, agronomia e geociências, membros da diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) entregou pessoalmente uma carta ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), propondo a criação do “Comitê da Diversidade e Inclusão” no sistema profissional. O presidente do Senge-PR, Leandro José Grassmann e um dos proponentes da ação, expressou entusiasmo em relação à proposta, destacando sua importância “O Coletivo de Mulheres tem desempenhado um papel importante na promoção do empoderamento feminino e agora estamos também contamos com o Comitê de Diversidade, que está promovendo discussões importantes em nosso sindicato. É diante desses bons resultados estamos propondo essa iniciativa também para o CREAPR”.

Para Verginio Luiz Stangherlin, diretor do Comitê de Diversidade e Inclusão do Senge-PR, o Comitê terá como principais responsabilidades a elaboração de políticas e diretrizes que promovam a diversidade e inclusão, em especial, as vivências da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho e na vida em comunidade. Verginio ressaltou a importância do Comitê como um instrumento importante para acolher em aspectos profissionais, mas também em âmbitos emocionais “O papel desse Comitê é preservar vidas! Quantas pessoas em nossa área estão sofrendo porque não podem ser quem são de verdade?” concluiu.

O presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, afirmou que a proposta caminha em direção aos objetivos do CREA-PR: “Eu acho a diversidade a coisa mais linda, aprendi cedo a conviver com ela e com toda certeza entendemos o Comitê da Diversidade como uma iniciativa importante para nossa instituição e que pode fortalecer a representatividade e contribuir para o crescimento do CREA-PR.”

A criação deste comitê representa um passo importante na mudança cultural em relação ao preconceito que as pessoas LGBTQIA+ sofrem no mercado de trabalho. O Senge-PR e o Comitê de Diversidade agradecem ao CREA-PR pela receptividade da proposta e reafirma que essa iniciativa contribuirá para a melhoria contínua do setor profissional de engenharia, agronomia e geociências no Paraná.