Senge promove mesa redonda sobre gestão de resíduos da Construção Civil em Ponta Grossa

07.OUT.2016

No próximo da 20 de outubro a Regional do Senge em Ponta Grossa promoverá mesa redonda sobre gestão de resíduos de construção civil. Com inscrição gratuita, o evento contará com palestras e debates sobre planejamento e responsabilidade profissional em coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos de obras.

A palestra de abertura do evento será proferida pelo engenheiro agrônomo e gerente da regional do Crea-PR, Vander Della Coletta Moreno, que abordará a Matriz de competência para Resíduos Sólidos, publicação do conselho com indicação de responsabilidade para cada modalidade de engenharia conforme o tipo de resíduo sólido.

O evento também contará com palestra de representante da Prefeitura de Ponta Grossa, que falará sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil. Publicado em forma de decreto, o plano determina as diretrizes técnicas, critérios e procedimentos para o exercício das responsabilidades na gestão dos resíduos da Construção Civil oriundo das atividades de construção, reformas, demolição e terraplanagem realizadas em âmbito municipal.

Um dos setores que apresenta grande demanda na gestão de resíduos é o da construção civil. No plano nacional, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece diretrizes para a gestão dos resíduos gerados pela construção civil, com o objetivo de disciplinar as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais.

O Brasil produziu cerca de 62 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em construção civil, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos (2012), estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). 35 milhões de toneladas foram coletadas apenas com demolições, dos quais 4,7 milhões no sul.

O evento começa ás 19 horas. A sede da regional do Senge fica na Rua Julia Wanderley, 1376 – Centro. O evento conta com apoio do Crea-PR, da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa e do Sinduscon-PR. Para mais informações, entre em contrato com a regional do Senge pelo telefone (42) 3222-6309 ou pelo e-mail pontagrossa@senge-pr.org.br

facebook_Senge_Ponta_Grossa