Senge promove quatro entrevistas sobre inovação na engenharia

Conversas marcam o Dia do Engenheiro, em 11 de dezembro

Comunicação
30.NOV.2020

A pandemia de coronavírus colocou obstáculos na relação das pessoas e também das entidades com seus representados. A impossibilidade do debate presencial fez com entidades e organizações se adaptassem e adotassem novos mecanismos para se comunicar entre si e com os seus representados.

Por isso, o sindicato criou o Senge Inovação: um programa de entrevistas que será transmitido pelas redes sociais da entidade em parceria com a TV Profissão. A ideia é conversar com engenheiros ou formadores de opinião ligados à engenharia e a inovação que tenham por objetivo melhorar a vida em sociedade.

As transmissões marcam o Dia do Engenheiro e Engenheira, em 11 de dezembro. Confira a programação e lembre-se, se perder algum programa, é só assistir no nosso Facebook.

7 de dezembro

Taciana Achcar Malheiros Vannucci, engenheira cartógrafa.

TEMA: Utilização de drones na geotecnologias – monitoramento e mapeamento.

A primeira conversa é com Taciana Achcar Malheiros Vannucci, engenheira cartógrafa. Ela vai falar sobre a utilização de drones na geotecnologias: como fazer o monitoramento e mapeamento de áreas. Explicar que o sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral, e é utilizada para mapeamentos e monitoramentos de áreas desmatadas e incêndios, por exemplo.

Taciana é graduada em Engenheira Cartográfica pela UFPR em 1999. Especialização em Meio Ambiente pela PUC-PR em 2001. MBA – Gestão Empresarial pela OPET 2005, MBA – Gestão em Meio Ambiente pela OPET 2007.

8 de dezembro

Luciana Mueller – Engenheira Ambiental, mestra em Engenharia Civil na área de saneamento e recursos hídricos pela UTFPR.

TEMA: Saneamento ecológico: geração de subprodutos aproveitáveis – gás, biofertilizante).

Na segunda conversa, vamos abordar o Saneamento Ecológico, uma ferramenta que promove equidade, saúde e qualidade de vida, uma vez que é desenvolvido e construído de acordo com o contexto e realidade dos povos e comunidades tradicionais da região, integrando o respeito e diálogo com a sociobiodiversidade de cada território. Luciana vai falar sobre um o saneamento ecológico para a geração de subprodutos aproveitáveis. Segundo Luciana, é possível levar saneamento para os mais pobres. E com essa filosofia que ela busca sensibilizar seus alunos, futuros engenheiros, de que eles fazem parte da construção desse mundo melhor”.

Ela é engenheira Ambiental, mestra em Engenharia Civil na área de saneamento e recursos hídricos pela UTFPR. Professora de saneamento no ensino superior. É membro da Global Shapers Community, organização de jovens líderes ligada ao Fórum Econômico Mundial. Empreendedora social na Sociedade Global, ONG que atua por sociedades mais democráticas e inclusivas.

9 de dezembro

Mauro Filho, especialista em seguro solar, e César Augusto Marcos, fundador da Domínio Solar, com formação Técnica em Mecânica pelo CEFET PR, Graduado pela FAE em Administração de Empresas e MBA e CEO e fundador da Domínio Solar.

TEMA: O futuro da Energia Solar, desafios e riscos. O mercado, onde ele está se expandindo  e a importância de contratar seguro.

Na terceira conversa, o assunto é energia solar fotovoltaica, uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Ela baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica. O debate gira sobre a questão dos custos e redução de prejuízo. Como a energia fotovoltaica pode se tornar eficiente. Esse é o motivo da nossa conversa com Mauro Filho e com César Augusto, que vão nos atualizar como está o mercado nacional de energia fotovoltaica, as novidades em materiais para residências e escritórios, como agregar valor à obra e ser responsável com o meio ambiente.

10 de dezembro

Frank Toshioka – engenheiro eletricista e membro conselheiro na Câmara do CREA-PR na modalidade Elétrica (CEEE).

TEMA: O uso de Start up e Hackathon no enfrentamento da pandemia – A educação a serviço da sociedade.

Não é de hoje que as adversidades são grandes oportunidades para transformações sociais e de comportamento. Grandes soluções ou epifanias surgiram em momento de guerras, crises sociais e pandemia. Agora não é diferente com a Covid-19, em que a humanidade se debruça na busca de soluções tanto para a saúde como para o convívio social. Se inovar é preciso, o Governo do Paraná lançou um Hackathon pelo Futuro com o propósito de buscar alternativas para o pós-coronavírus.

Mas a inovar não significa competir em Hackatons e Start ups para vencer os outros e ter sua ideia patrocinada. A inovação também pode e deve estar a serviço da comunidade. Como no momento atual, em que é preciso inovar no combate a pandemia de Covid-19. Esse é o tema da conversa com Frank Toshioka, engenheiro eletricista e membro conselheiro na Câmara do Crea-PR na modalidade Elétrica (CEEE).

Voltar a Notícias