Senge realiza assembleias para formação de pauta dos engenheiros da Copel

18.JUL.2016

O Senge realizará no início da próxima semana as assembleias para formação da pauta de reivindicação dos engenheiros da Copel para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/17. As negociações na empresa atingem mais de 10 mil funcionários, dentre os quais, quase 800 profissionais de engenharia.

As assembleias serão promovidas em quatro regionais do Sindicato. Na segunda-feira (25), os engenheiros da região de Maringá, Londrina e Cascavel debaterão as reivindicações para a campanha deste ano. Já na terça-feira (26), será a vez dos engenheiros da Grande Curitiba. Confira abaixo os locais de horários das assembleias:

Maringá: 25 de julho. Local: sede da Copel, Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 896, sala de reunião. Horário: às 17h30 em primeira convocação e às 18 horas em segunda convocação.

Londrina: 25 de julho. Local: sede do Sindel, Rua Amantino Teixeira de Carvalho, 23. Horário: às 17h30 em primeira convocação e ás 18 horas em segunda convocação.

Cascavel: 25 de julho. Local: sala de treinamento da Copel, no Bloco A, 1° Andar, Rua Vitória, 105. Horário: às 17 horas em primeira convocação~e às 17h30 em segunda convocação.

Curitiba: 26 de julho. Local: KM3, Rua José Izidoro Biazertto,158 – Santo Inácio. Horário: às 17 horas em primeira convocação e às 17h30 em segunda convocação.

Nas assembleias também serão apresentados os resultados da pesquisa online que o Senge realizou com a categoria em julho, bem como apontadas as principais reivindicações e defesas de pauta indicadas pelos trabalhadores.

Resultados parciais da pesquisa – aumento real nos salários, aumento do abono e avanços no acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Essas são as sequências de prioridades para as discussões do Acordo Coletivo para este ano, indicadas pelos engenheiros na pesquisa realizada pelo Senge.

O aumento real foi apontado como prioridade por 34% dos 150 profissionais participaram do levantamento online. Na sequência, vem o abono salarial (21%), PLR (19%), vale-alimentação (16%) e cláusulas sociais (10%).

Nas respostas abertas, além da confirmação das prioridades dos itens citados, foram ainda indicadas como sugestões de pautas o retorno do anuênio, restruturação de plano de carreiras com vistas a promover a valorização por antiguidade, pagamento de dupla função, extensão do auxílio-creche para os homens e equidade de gênero em cargos gerenciais.

A expectativa com as negociações, no entanto, se concentra no meio do caminho para pouco mais de 46% dos engenheiros que participaram da pesquisa. Pouco mais de 5%, é o que pende as expectativas de um acordo melhor em comparação aos aguardam uma proposta ruim.

Nas respostas abertas, a principal preocupação para um resultado ruim nas negociações é o cenário político-econômico nacional. Na outra ponta, foram ressaltados nos pontos positivos para a negociação deste ano os ótimos resultados financeiros da empresa e a revisão tarifária.

Com relação as negociações do ano passado, as avaliações são mais positivas às conquistas, sendo que 50% dos engenheiros avaliaram como regular, e 30% entre ótima e excelente. A avaliação também foi positiva quanto a comunicação do ACT anterior, concentrando 75% das indicações entre regular e excelente.

Quanto as plataformas de comunicação, o boletim eletrônico foi o indicado como prioritário, com 45% , seguindo do Blog do Coletivo, com 21%, do Whatsapp (17%), Facebook (12%) e, na lanterna, o boletim impresso, com indicação de apenas 5% dos participantes da pesquisa.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge-PR convoca todos os profissionais representados pelo respectivo sindicato, associados ou não, empregados na Companhia Paranaense de Energia – COPEL – e suas empresas subsidiárias, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária da categoria, à serem realizadas no período de 25 a 26 de julho de 2016, nas cidades de Cascavel, Maringá, Londrina e Curitiba, nos locais abaixo informado:

A AGE será instalada sobre a seguinte ordem do dia:

Formação de pauta de reivindicações dos representados pelo Senge-PR, empregados na Copel e suas subsidiárias, para fins de celebração de Acordo Coletivo de Trabalho a vigorar a partir de 1º de outubro de 2016;

Autorização para que o Senge-PR negocie diretamente com a Copel;

Autorização para que o Senge-PR unifique a pauta de reivindicação dos engenheiros aos demais trabalhadores, bem como que conduza a campanha salarial de sua categoria em conjunto com os demais sindicatos com base de representações na Copel;

Informações e deliberações sobre demais temas de interesses dos engenheiros.

A presente Assembleia Geral permanecerá em aberta em quantas sessões forem necessárias até a conclusão das negociações.

Curitiba, 19 de julho de 2016.

Carlos Roberto Bittencourt – Presidente do Senge-PR