Transmissão ao vivo discute os trabalhadores e a pandemia

Evento é organizado pelo MPT com apoio do Fórum Estadual da Liberdade Sindical do Paraná

O Fórum Estadual da Liberdade Sindical do Paraná e o Ministério Público do Paraná (MPT-PR) realizam uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para abordar o tema “Os trabalhadores e a pandemia”.  O debate acontece em um momento em que as empresas e o poder público têm abandonado as medidas de isolamento social e retornado ao trabalho presencial.

Realizado pelo MPT e pelo Fórum, com apoio de CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, a live acontece no dia 25 de agosto, a partir das 19h00, nas páginas das entidades no Facebook.

Levantamento do DIEESE mostra que no primeiro semestre de 2020, o número de cláusulas relativas a reajustes salariais foi 28% inferior ao negociado no mesmo período de 2019, conforme registrado no Sistema Mediador. A queda no número de registros ocorre em todas as datas-bases do semestre, mas especialmente em abril (41%) e maio (39%).

Segundo o estudo “De olho nas negociações”, entre março (quando a pandemia começou a ser tratada pela negociação coletiva no Brasil) e junho foram registrados 7.398 instrumentos coletivos no Mediador. Ao menos 55% deles (4.082 instrumentos) registraram cláusulas relacionadas à covid-19.