Ulisses Kaniak toma posse no Conselho Fiscal da Fundação Copel

14.MAIO.2015

O diretor do Senge e da Fisenge, Ulisses Kaniak , tomou posse nesta quinta-feira, 14, no Conselho Fiscal (para o período 2015-2019) da Fundação Copel. Kaniak  foi eleito representante do quadro dos ativos, autopatrocinados e vinculados à Fundação, com 936 votos (37,1% do total) obtidos nas eleições do início deste mês, tendo na suplência Marcelo Perdoncini, que teve 20,9% dos votos.  Ao todo, foram registrados no pleito 3495 votos válidos, entre ativos, autopatrocinados, vinculados e assistidos. Como representante dos assistidos foi eleito Marcos Brenny, com 41,2% dos votos,  tendo o suplente Hélio José Pizzatto com 21,9% dos votos.

O novo conselheiro, Ulisses Kaniak, ressaltou a importância do trabalho do Conselho (COF) no papel de fiscalizador das ações da entidade, e Marcos Brenny agradeceu a oportunidade de poder realizar a tarefa de conselheiro e diz que pretende trabalhar em sinergia com a Fundação e o Conselho Deliberativo.

“Ter vencido esta eleição é uma satisfação muito grande por saber da confiança depositada por tantos colegas em nosso trabalho de representação. Mas também traz uma enorme responsabilidade. O Conselho Fiscal é a instância de controle de um Fundo de Pensão e tem a incumbência de analisar minuciosamente todas as contas da entidade. Devido à legislação, o COF é o órgão onde os participantes têm mais voz ativa, haja vista que a presidência dele é assumida por um de seus representantes – e por conseguinte o Voto de Minerva em alguma questão mais polêmica”, destaca Ulisses Kaniak.

Segundo ele, com Marcos Brenny representando os aposentados o trabalho será feito em sintonia, com rigor na fiscalização e com autonomia. “Vimos um ótimo trabalho de nossos antecessores, Rosilene Schreiber e José Mauro Domingues, aos quais agradecemos. Espero que possamos aprimorar mais ainda a gestão, ampliando a comunicação com os participantes e contribuindo para a garantia de um futuro mais tranquilo para todos.”

Ulisses Kaniak (o segundo da direita para esquerda) destacou a importância do papel de fiscalização junto à Fundação Copel. (Foto Fundação Copel)

A cerimônia de posse foi realizada na sede da Copel com a participação do presidente da Fundação Copel, Lindolfo Zimmer, do diretor Financeiro José Carlos Lakoski, do diretor presidente da Copel Luiz Leone Fernando Vianna, e do diretor de Gestão Empresarial Marcos Domakoski.

Na oportunidade, segundo notícia publicada no portal da Fundação Copel , Zimmer afirmou que os eleitos irão agregar muito à Fundação. “O trabalho do Conselho é fundamental para que possamos encontrar soluções sobre os desafios tanto na previdência quanto na saúde”. Já o presidente da Copel aproveitou para destacar o papel do COF em tempos adversos na economia.  “A Fundação merece atenção neste momento e o Conselho agrega experiência em um momento desafiador da economia”.

O Conselho Fiscal é responsável pelo controle interno da Fundação Copel. Assim, é este órgão que analisa o desempenho econômico-financeiro da Fundação; analisa os Balancetes Mensais e o Balanço Anual; fiscaliza os atos da diretoria e se o fundo está cumprindo a legislação; acompanha e avalia as auditorias na Fundação, entre outras tarefas.