Projeto do Senge e Crea defende que prefeituras instituam piso salarial de engenharia

23.JUL.2014

Senge e Crea-PR estão levando a prefeitos de todo o Paraná uma sugestão de projeto de lei que busca instituir o piso salarial profissional municipal para os profissionais diplomados em engenharia, agronomia, geologia e geografia, que atuam na administração pública direta e indireta nos municípios paranaenses.

A proposta tem como referência o Salário Mínimo Profissional (SMP), instituído pela lei federal 4950-A/66, de 22 de abril de 1966, que define que o piso profissional de engenharia. Pelo projeto de lei sugerido, o piso salarial profissional municipal para os profissionais diplomados em engenharia, agronomia, geologia e geografia será de R$ 6.154,00 (seis mil cento e cinquenta e quatro reais), para jornada de 8 horas diárias e 40 horas semanais.

edgar_Tsuzuki_regional_crea_londrina_diretor_senge_ldna
Engenheiro eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente regional do Crea-PR e diretor do Senge em Londrina.

A iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia com o suporte do Sindicato dos Engenheiros visa a estruturação dos quadros técnicos nos municípios com vistas ao desenvolvimento. “A boa remuneração de profissionais de carreira é importante para o desenvolvimento dos municípios que dependem de bons projetos e suporte técnico de qualidade para a captação de recursos. Há muitas prefeituras fazendo concursos e oferecendo salários de R$ 2 mil a R$ 3 mil aos quadros técnicos. São valores muito abaixo do piso profissional, o que contribui para o esvasiamento dos quadros técnicos”, destacou o engenheiro eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente regional do Crea-PR e diretor do Senge em Londrina. Ele foi o responsável pela elaboração do texto do Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal. O projeto de Lei proposto foi consolidado com o suporte da assessoria jurídica da presidência do Senge-PR.

Nesta semana, Tsuzuki esteve na prefeitura de Ibaiti, onde entregou a sugestão do projeto de lei ao prefeito da cidade. Para esta quinta-feira, 24, está agendada reunião sobre o tema com o prefeito de Santo Antonio da Platina, no dia 25 em Cambará e no dia 30 deste mês em Cornélio Procópio. Na agenda ainda estão visitas aos prefeitos de Jacarezinho, Bandeirantes e da cidade-polo, Londrina.