Áreas de Atuação

  • Quais são os honorários das ações trabalhistas?

    Os honorários de ações trabalhistas são pagos no final da ação. Não é cobrado nenhum tipo de adiantamento.
    Dos engenheiros associados e em dia com a contribuição anual, o valor cobrado é de 11% do valor recebido da ação.
    Dos engenheiros não associados ou associados inadimplentes com o Sindicato que comprovem o recolhimento da contribuição sindical ao Senge-PR (últimos 5 anos anteriores ao trânsito em julgado da sentença) são cobrados 20% do valor recebido na ação.
    Dos engenheiros não associados ou associados inadimplentes que não comprovem o pagamento da contribuição sindical ao Senge-PR, conforme acima, serão cobrados 25% do valor recebido na ação.
    Para associados e não associados, poderá ser acrescido o valor de 2% para a contratação de um contador e 5% para contratação de um advogado caso a ação precise ser acompanhada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
    Em situações especiais, como medidas cautelares ou antecipação de tutela com pleito de reintegração, serão cobrados 50% da primeira remuneração recebida quando a reintegração for concluída. O valor pode ser parcelado em até cinco vezes. Engenheiros associados ao Senge-PR estão isentos da cobrança.

  • Se o engenheiro decidir entrar com uma ação trabalhista, o que faz o Senge-PR?

    O Senge-PR possui Assessoria e Departamento Jurídicos especializados em questões trabalhistas ligadas à engenharia.

  • Como o Senge-PR atende os engenheiros em uma ação trabalhista?

    Quando o engenheiro vem ao Senge-PR para fazer a homologação da rescisão de contrato de trabalho, recebe atendimento individual e toda a assistência necessária. Ao fazer uma leitura do caso do engenheiro, o Departamento Jurídico do Senge-PR aponta possíveis irregularidades que poderiam gerar uma ação trabalhista. Este serviço é gratuito e prestado a todos os engenheiros que buscam auxílio do Senge-PR, mesmo que não sejam associados. A decisão de dar continuidade ao processo de ação trabalhista é do engenheiro.

  • O que é uma ação trabalhista? Quem pode dar entrada à uma ação trabalhista?

    A ação trabalhista é o procedimento para requerer na justiça direitos materiais violados pelo empregador, ou seja,o não cumprimento das leis que amparam o trabalhador (CLT) ou ainda as que foram estabelecidas em contrato de trabalho. A ação trabalhista pode também ser chamada de reclamação trabalhista, dissídio trabalhista ou reclamatória trabalhista.

    Pode dar início à uma ação aquele que sentiu que seus direitos trabalhistas foram lesados, não cumpridos, ou quem sofreu assédio moral.