Senge em Ação: veja a atualização das negociações e campanhas salariais

24.ABR.2017

Engenheiros do Tecpar definirão reivindicações para ACT deste ano- A escolha das reivindicações da campanha salarial deste ano e o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores da Tecpar são os itens da pauta da Assembleia Geral, a ser promovida pelo Senge nesta quarta-feira (26). A reunião para o debate e votação dos rumos das negociações do ACT de 2017 e o encerramento do processo negocial do ano passado será em conjunto com o Sindaspp e Sindicato dos Químicos (Siquim). A assembleia será em dois horários e locais diferentes. Às 8h30, o debate na empresa no Juvevê e às 10 h30 na Cidade Industrial. Podem participar da assembleia todos os trabalhadores, filiados ou não aos sindicatos.

Proposta do ACT da Compagas será votada em assembleia – Na próxima quarta-feira (26) a proposta da Compagas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18 será levada à votação em assembleia dos trabalhadores da estatal. A reunião será promovida pelo Senge, em conjunto com o Sindenel e demais sindicatos que representam os funcionários da Compagas. Podem participar da votação todos os engenheiros filiados ou não ao Senge. A assembleia será às 13 horas em primeira convocação e às 13h30 em segunda convocação, na sede da empresa na Cidade Industrial. Na pauta da votação, além da proposta da empresa, está a definição da taxa assistencial das entidades após o fechamento do acordo.

ACT Cohab: participe da assembleia de formação de pauta – O Senge realizará no próximo dia 4 de maio (quinta-feira) assembleia de formação de pauta com os engenheiros da Cohab-CT para a campanha salarial 2017/18. A assembleia, a ser realizada na sede da empresa, será em conjunto com o Sindaspp, SindArq e Sindasp, demais sindicatos que representam as categorias profissionais da Cohab. Podem participar da assembleia todos os trabalhadores, filiados ou não aos sindicatos. A AGE será no auditório da Cohab, às 9 horas.

ACT dos trabalhadores do Crea é protocolado no Ministério do Trabalho – O Senge e o Sindifisc protocolaram na última semana a redação final do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18 dos funcionários do Crea. O documento contém conquistas históricas e os avanços das negociações deste ano, já anunciados em boletins anteriores do Senge.

Um dos itens é o da reversão salarial, taxa prevista na 41ª cláusula do ACT definida pelos trabalhadores em assembleia para custeio da campanha salarial. De acordo com a aprovação dos engenheiros e demais trabalhadores o percentual do desconto será de 3% sobre o salário nominal do funcionário, divido em três parcelas de 1% a serem descontadas nas folhas de maio, junho e julho deste ano. O Senge não descontará a taxa assistencial de quem é associado ao Sindicato e está com as mensalidades/anuidade em dia. Se você não é filiado e quer evitar o desconto, associe-se ao Senge até o dia 26 de abril.

Já os engenheiros que não quiserem ter os 3% da taxa descontados poderão apresentar oposição ao pagamento da reversão salarial. Para isso, deverão apresentar ofício se opondo ao desconto até o dia 28 de abril (sexta-feira) na sede do Senge em Curitiba ou nas Regionais do Sindicato. A oposição deve ser entregue pessoalmente pelo profissional no Senge. Quem reside em cidade em que o Senge não tem regional poderá enviar o ofício de oposição pelos Correios. Serão aceitas apenas as oposições cuja data de envio seja até o dia 28 de abril.