Senge e Sanepar assinam Acordo Coletivo de Trabalho 2018/19

27.JUN.2018

sanepar_sede_curitiba_1

Após ser aprovado em assembleias da categoria na última semana, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 da Sanepar foi assinado em reunião realizada nesta segunda-feira (25), e agora será protocolado pelo Senge na Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT/PR).

A reunião contou com a participação do vice-presidente do Senge, Leandro José Grassmann, do presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, e do diretor administrativo da empresa, Sergio Ricardo Veroneze.

Neste ano, as negociações com a empresa foram mais longas que o usual, com várias rodadas de negociação. Leandro José Grassmann aponta que, apesar de obter ganhos aparentemente maiores do que a inflação, a tabela salarial não foi corrigida.

“Isso é reflexo de uma empresa mais exposta ao mercado, inclusive com ações na Bovespa. É fruto de um ambiente regulado, onde o governo monitora parâmetros de custos e critérios técnicos das empresas, e que tem reflexo nas revisões tarifárias. Portanto, tem impacto nos lucros da empresa”, avalia o vice-presidente do Senge.

O reajuste salarial ficou em 4,04% para classe Junior e Pleno I, II e III, e de 2% para Senior I, II e III. A empresa pagará também a todos os empregados, a partir da data base da categoria, o valor linear de R$105,00, a título de recomposição salarial.

Com relação ao abono salarial, previsto para ser pago no dia 28 de dezembro de 2018, os trabalhadores podem optar por antecipar o recebimento do valor fixo (R$ 2.316,58) para o mês de agosto. Todas as informações referentes ao abono estão descritas na cláusula 6 do ACT.

Também houve reajuste do vale-alimentação e do vale extra de final de ano, de R$ 1.033,22 para R$ 1.051,92; o auxílio-creche permanecerá com os mesmos valores para o período integral e meio período.

:: Acesse o ACT 2018/19 na íntegra aqui