Abertas as inscrições para concurso do Instituto de Água e Terra do Paraná com vagas para engenheiros

Senge-PR solicitou ao secretário a necessidade de criar vagas para engenheiros ambientais

Imprensa
26.FEV.2020

Foram abertas hoje (26 de fevereiro) as inscrições para o Concurso Público no Instituto Água e Terra – IAT. Os interessados têm até às 23h do dia 26 de março para se inscreverem para uma das 130 vagas ofertadas. A isenção de pagamento do valor da inscrição pode ser pleiteada até o dia 29 de fevereiro (sábado). Para a engenharia, estão sendo ofertada vagas para Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Cartográfico, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Químico. O edital de nº 29/2020 DRH/SEAP não prevê vagas para engenheiros ambientais. A ausência fez com que o Senge-PR encaminhasse ofício ao Secretário do Meio Ambiente do Paraná, Márcio Nunes, solicitando a inclusão dessa profissão ao edital.

O valor de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais) para as funções do cargo Agente Profissional e de R$  70,00 (sessenta reais) para a função Técnico de Manejo e Meio Ambiente do cargo Agente de Execução.

A prova terá questões de língua portuguesa, raciocínio lógico,  conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. As Provas serão realizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá no dia 3 de maio 9 (domingo).

:: Clique aqui para fazer a inscrição

Vagas

O edital prevê 19 vagas para engenheiros químicos, 16 vagas de engenheiro florestal, 18 vagas para engenheiros agrônomos, 10 postos para engenheiros civis e 4 engenheiros agrônomos. Existem vagas oferecidas para todas as regionais do Senge-PR.

O edital não previu vagas para engenheiros ambientais. Em virtude disso, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Carlos Bittencourt, encaminhou ofício ao secretário do meio ambiente e turismo, Márcio Nunes. Ele destacou a importância desses profissionais, ressaltou a lei 20.080/2019, de 18 de dezembro de 2019, que definiu o descritivo de função desses profissionais e enfatizou a necessidade de abrir concurso para essa carreira.

“A ausência da função de Engenheiro Ambiental é preocupante, uma vez que esses profissionais são fundamentais para dar maior eficiência ao serviço prestado pelo órgão ambiental. Atualmente, o IAT possui em torno de 10 Engenheiros Ambientais em cargos de comissão, e mais de 25 participantes do programa de residência técnica, exercendo funções estratégicas e com grande reconhecimento por parte dos demais funcionários. A falta de profissionais, neste edital é digna de ser revista pela Secretaria”, alertou o Senge-PR.

Voltar a Notícias