Após três assembleias, copelianos aprovam ACT com validade até 2022

Proposta teve voto sim de 62,61% das pessoas que participaram

Dirigentes divulgam o resultado
Comunicação
05.NOV.2020

Após a terceira rodada de propostas, os copelianos decidiram aceitar o Acordo Coletivo de Trabalho. O novo acordo tem vigência de 01º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2022.  A Data-base: 01º de outubro e o pagamento será feito retroativamente. Com a aprovação, os sindicatos vão informar a Copel. O acordo terá validade a partir do fim da data-base anterior e o abono será creditado dia 25, junto com o pagamento das trabalhadoras e trabalhadores da Copel.

A proposta aprovada da empresa prevê as mesmas condições das duas anteriores: manutenção de 100% do ACT atual, com reajuste dos salários e benefícios em 100% do INPC (exceto auxílio creche – congelado em função de disputa judicial). O único ajuste feito em relação a segunda proposta pela empresa foi nos valores do abono, que agora propõe 0,5 remuneração + R$ 4.850,00 em 2020 e 0,3 remuneração + R$ 4.200,00 em 2021. 

NEGOCIAÇÕES

Em um ano de pandemia, as negociações, assembleias e votações aconteceram de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais e voto eletrônico. Nesta última etapa, 3916 copelianos votaram. O resultado final foi 2452 para o Sim (62,61%) e 1446 para o Não (36,93%). A votação ainda registrou 6 votos em branco, 7 nulos e 5 abstenções.

Resultado da votação que aprovou o acordo

CSMEC e CSEC avaliaram que devido a crise econômica e o cenário de incertezas com a pandemia, o melhor cenário era realizar o Acordo Coletivo por dois anos. O mesmo vale para a PLR. 

::. Confira a minuta

Taxa Assistencial

Para possibilitar a reposição financeira das entidades sindicais diante de todos os encaminhamentos necessários aos processos negociais, além de toda a estrutura necessária para realização de assembleias e votações virtuais, e visando a manutenção dos Sindicatos para as lutas e enfrentamentos que virão nos anos seguintes, o ACT prevê o desconto da Taxa Assistencial de R$100, em favor do Senge-PR. Engenheiros e engenheiras filiados ao Senge-PR não sofrerão o desconto desta Taxa.

Informamos que, apesar da importância de manter as entidades sindicais que têm garantido as negociações ao longo dos anos, existe a possibilidade de oposição à Taxa, que deve ser feita até o dia 15 de novembro. A carta pode ser entregue presencialmente na sede da do Senge (a entidade abre as segundas, quartas e sextas, das 10h00 às 16h00), ou excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, por meio digital. Para se opor ao desconto, é necessário enviar um e-mail para negociacao@senge-pr.org.br, anexando uma carta de oposição escrita de próprio punho, digitalizada junto com o crachá. Alternativamente, a carta pode ser assinada por certificado digital. A oposição deve conter CPF, RG e número do CREA. Para a entrega presencial, é necessário que a carta seja lavrada em duas vias.

Convidamos você também a considerar se tornar um sócio Senge-PR. Nossos filiados têm acesso à inúmeras vantagens, que vão de assessoria jurídica com valores reduzidos à descontos em instituições de ensino, parques de diversões, peças de teatro, entre outros. Saiba mais aqui.

AO VIVO – Confira como foi a assembleia virtual com o resultado da votação

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