Boletim Profissional Episódio 14

Programa traz diversidade, Copel, funcionalismo, salário minímo profissional e mobilidade urbana

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣ GIRO DAS REGIONAIS | O Diretor do Senge-PR da Regional de Maringá, Sérgio Inácio Gomes, esteve em visita a Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu.

2️⃣  DIVERSIDADE | O Coletivo Diversidade promoveu um evento híbrido no último dia 18 de abril. O encontro contou com a participação de figuras influentes no ativismo LGBTQIA+.

3️⃣ LIVE DO JURÍDICO | O Senge-PR realizou uma live com o Departamento Jurídico para discutir a Data-base do funcionalismo estadual. Na pauta, a ação coletiva contra o Governo do Estado que congelou o reajuste em 2017 e a negociação deste ano.

4️⃣DEBATE | Coletivo destaca importância da diversidade durante ExpoApras 2024.

5️⃣E-DESTAQUE | O Conselho Deliberativo do Senge-PR abordou as ações que estão sendo promovidas no Paraná e no Brasil em relação ao Salário Mínimo Profissional.

6️⃣ MOBILIDADE | Transporte de Curitiba dificulta acesso a empregos para pessoas de baixa renda e negras. Engenheira pesquisadora mostrou como os pobres levam mais tempo em deslocamentos e mobilidade na capital paranaense.

7️⃣ COPEL | Duas movimentações jurídicas envolvem o Caso PDV da Copel. Em uma decisão em ação movida pelo Senge-PR, o Juiz do Trabalho, José Wally Gonzaga Neto marcou audiência de instrução para o próximo dia 17 de maio.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

Boletim Profissional Episódio 14

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR

GIRO DAS REGIONAIS | O Diretor do Senge-PR da Regional de Maringá, Sérgio Inácio Gomes, esteve em visita a Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu. O encontro com diretores foi para retomar discussão de projeto voltado para promoção de energias renováveis. O objetivo é realizar um “Seminário sobre os desafios ao setor elétrico brasileiro com vistas à transição energética”. Em janeiro, um grupo esteve em Brasília para ter reuniões sobre o tema.

CONFIRA: https://www.senge-pr.org.br/noticia/diretor-do-senge-pr-discute-seminario-sobre-energias-renovaveis/

DIVERSIDADE | O Coletivo Diversidade promoveu um evento híbrido no último dia 18 de abril. O encontro contou com a participação de figuras influentes no ativismo LGBTQIA+. Marise Feliz, ativista do Movimento “Mães pela Diversidade”, e Lucas Siqueira, diretor do Grupo Dignidade, primeira ONG LGBT do Paraná. Ambos compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

CONFIRA: https://www.senge-pr.org.br/noticia/coletivo-diversidade-fortalece-dialogo-e-formacao-no-senge-pr-com-encontro-lgbtqia/

LIVE DO JURÍDICO | O Senge-PR realizou uma live com o Departamento Jurídico para discutir a Data-base do funcionalismo estadual. Na pauta, a ação coletiva contra o Governo do Estado que congelou o reajuste em 2017 e a negociação deste ano. Durante o evento com o advogado Anderson Dionísio, do escritório Trindade & Arzeno, foi informado que o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos do STF deve deliberar sobre o tema no começo de maio. O sindicato já ganhou uma ação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e o governo recorreu. Com relação a data-base de 2024, o FES se reuniu com uma comissão recentemente, segundo o diretor Valter Fanini.

DEBATE | Coletivo destaca importância da diversidade durante ExpoApras 2024. O engenheiro Verginio Luiz Stangherlin ressaltou o valor da inclusão para a construção de uma cultura mais humanizada. A ExpoApras 2024 é o maior encontro de supermercadistas do Paraná. Por outro lado, não apenas trouxe as últimas tendências e inovações para o setor varejista, mas também promoveu debates cruciais sobre a importância da diversidade e inclusão. Confira um trecho da fala de Vergínio

E-DESTAQUE | O Conselho Deliberativo do Senge-PR abordou as ações que estão sendo promovidas no Paraná e no Brasil em relação ao Salário Mínimo Profissional. O conhecido SMP foi congelado com o valor de 2022 a partir de uma decisão do STF. É disso que trata o E-Destaque desta semana. O presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann falou de um projeto de lei que define o pagamento do SMP em órgãos públicos estaduais e municipais.

CONFIRA: https://www.senge-pr.org.br/noticia/e-destaque-18-salario-minimo-profissional/

CONFIRA:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/transporte-de-curitiba-dificulta-acesso-a-empregos-para-pessoas-de-baixa-renda-e-negras/

COPEL | Duas movimentações jurídicas envolvem o Caso PDV da Copel. Em uma decisão em ação movida pelo Senge-PR, o Juiz do Trabalho, José Wally Gonzaga Neto marcou audiência de instrução para o próximo dia 17 de maio. Nesta ação, o Senge-PR pede a interrupção do processo de desligamento enquanto não forem incluídos todos os copelianos que solicitaram adesão ao programa. Já em audiência entre empresa e Sintec, em outro processo, a magistrada Mila Malucelli Araujo descartou pedido da companhia de juntada de provas, expediente jurídico que pode atrasar o trâmite da ação.

CONFIRA:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/urgente-em-acao-do-senge-pr-juiz-marca-audiencia-do-pdv-da-copel/