Boletim Profissional |Episódio 3/2024

Negociações em Itaipu, Sanepar, Copel e muita ação dos comitês

Empresa reforçou que sempre teve interesse em pagar funcionários. Foto: Arquivo Itaipu

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  NEGOCIAÇÕES | A Sanepar apresentou sua proposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024.

2️⃣ AÇÃO SINDICAL | FOI UMA VITÓRIA! Cumprindo determinação judicial da 2ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional pagou os salários dos funcionários do lado brasileiro no dia 25 de janeiro.

3️⃣ PLANO DE SAÚDE | Nossa parceira no Plano de Saúde, a Unimed Paraná, traz importantes dicas para lidar com o calorzão.

4️⃣PRIVATIZAÇÃO | O que a população sente na pele pode ser traduzido em dados e tem nome e sobrenome: Copel privatizada.

5️⃣SENGE JOVEM |Os concursos para as engenharias estão oferecendo mais de 700 vagas, representando uma excelente oportunidade para iniciar a vida profissional com estabilidade financeira.6️⃣ COMITÊ DIVERSIDADE | O diretor Verginio Luiz Stangherlin, também Conselheiro Titular-Diretor Financeiro no CREA-PR, marcou presença em uma ação de cidadania e empregabilidade no Dia Nacional da Visibilidade Trans.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

NEGOCIAÇÕES | A Sanepar apresentou sua proposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024. A empresa se limita a repor a inflação e não acompanha tendência de ganho real das negociações de outras categorias. Ambos índices – do vale alimentação e reajuste do salário – estão abaixo da pauta encaminhada pelos profissionais da engenharia. O pedido da categoria leva em consideração tanto a falta de ganhos reais quanto a perda da massa salarial e o aumento da alimentação.

ℹ️ COMPARE: https://www.senge-pr.org.br/noticia/proposta-da-sanepar-nao-repoe-perdas-salariais-e-alimentacao/

AÇÃO SINDICAL | FOI UMA VITÓRIA! Cumprindo determinação judicial da 2ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional pagou os salários dos funcionários do lado brasileiro no dia 25 de janeiro.  A empresa também quitou a remuneração das férias e adiantamento de 13º salário de 2024. O impasse diplomático entre Paraguai e Brasil com relação a revisão da tarifa resultou na falta de previsão orçamentária para o pagamento de funcionários e prestadores de serviço. O pagamento só ocorreu após sindicatos recorrerem ao judiciário.

ℹ️ CONFIRA: https://www.senge-pr.org.br/noticia/apos-determinacao-judicial-itaipu-paga-salarios-ferias-e-13o-de-todos-funcionarios/

PLANO DE SAÚDE | No verão, quando as temperaturas estão mais altas. É comum ouvir queixas de cansaço, dor de cabeça, queda de pressão, tontura, entre outras. E você sabia que  o calor pode afetar o corpo e a mente? Realmente ficamos mais estressados nos dias mais quentes? Nossa parceira no Plano de Saúde, a Unimed Paraná, traz importantes dicas para lidar com o calorzão. Uma delas: Fazer atividades que te dão prazer. E aqui vale desenhar, pintar, conversar com um amigo, ver um filme ou até brincar com seu pet.

ℹ️ SAIBA MAIS NO NOSSO SITE: https://www.senge-pr.org.br/noticia/plano-de-saude-a-temperatura-alta-aumenta-o-estresse/

PRIVATIZAÇÃO | O que a população sente na pele pode ser traduzido em dados e tem nome e sobrenome: Copel privatizada. Análise dos números no período entre setembro a dezembro de 2022, enquanto a empresa era pública, comparados de setembro a dezembro de 2023, logo após a privatização, demonstram que o serviço prestado aos consumidores paranaenses piorou em diversos aspectos. A análise completa você encontra no site senge-pr.org.br.

⚙️ CONFIRA ANÁLISE: https://www.senge-pr.org.br/noticia/servicos-da-copel-pioraram-apos-privatizacao/

SENGE JOVEM |Os concursos para as engenharias estão oferecendo mais de 700 vagas, representando uma excelente oportunidade para iniciar a vida profissional com estabilidade financeira. E no dia 31 de janeiro, faremos uma live explicando os editais que estão abertos, dando dicas de estudos e respondendo dúvidas sobre o serviço público. Confira algumas dicas do nosso diretor Tiago Hachmann.

COMITÊ DIVERSIDADE | Representando o Comitê Diversidade, o diretor Verginio Luiz Stangherlin, também Conselheiro Titular-Diretor Financeiro no CREA-PR, marcou presença hoje em uma ação de cidadania e empregabilidade no Dia Nacional da Visibilidade Trans. Confira.