Boletim profissional Senge-PR | 4 dezembro

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

🆕 𝗕𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗠 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘-𝗣𝗥 🆕

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA

1️⃣ JURÍDICO | Na Sanepar, o fim de ano é marcado por uma importante informação sobre a utilização do Banco de Horas.

2️⃣ PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | A Fisenge e o Coletivo de Mulheres estão em campanha por igualdade de direitos.

3️⃣ NEGOCIAÇÕES | Os coletivos sindicais seguem atuando em defesa dos trabalhadores da Copel.

4️⃣ COLETIVO DE MULHERES |Campanha pela igualdade salarial entre homens e mulheres.

5️⃣ TRABALHO E EMPREGO | O Governo Federal enviou ao Congresso um projeto de lei que autoriza o BNDES a retomar o financiamento de obras e serviços de engenharia.

6️⃣ COMBATE À HOMOFOBIA | Na última quarta-feira (29/11), o Comitê Diversidade deu um passo significativo ao estabelecer a Comissão de Suporte LGBTQIA+.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! | Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

JURÍDICO | Na Sanepar, o fim de ano é marcado por uma importante informação sobre a utilização do Banco de Horas. A empresa solicitou, por meio da Circular número 2/2023, que os profissionais reduzissem o banco neste fim de ano e no começo de 2024. Para o Senge, os profissionais devem estar atentos ao que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho. Na Sanepar, existe duas possibilidades: Na primeira delas, o profissional pode compensar 100% das horas acumuladas. Na outra, é possível compensar 50% e a outra metade receber na remuneração dentro do período que vigorar o acordo.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/esclarecimentos-sobre-o-banco-de-horas-da-sanepar/

PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | A Fisenge e o Coletivo de Mulheres estão em campanha por igualdade de direitos.  A mensagem da semana é o cuidado com a privacidade da mulher.  A divulgação de imagens íntimas de mulheres é crime previsto pela Lei 12.737/2012. Em vigor há 11 anos, a Lei Carolina Dieckmann é considerada a principal ferramenta legal para a segurança virtual para as mulheres.

👩🏽‍🦱 Confira a campanha do Coletivo de Mulheres da Fisenge no Instagram: https://www.instagram.com/p/C0RRpyXNHSZ/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

NEGOCIAÇÕES | Os coletivos sindicais seguem atuando em defesa dos trabalhadores da Copel. Na semana que passou, três reuniões ocorreram com o Ministério Público do Trabalho do Paraná e a Delegacia Regional do Trabalho. Dos encontros foram discutidas propostas para incluir quem ficou de fora do PDV. Além disso, a garantia do emprego e da qualidade para quem fica na empresa. Os sindicatos insistem em que a Copel mantenha o compromisso assumido e que estenda o PDV a todos os empregados que assim desejarem.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/novidades-sobre-o-caso-copel-semana-teve-reunioes-com-mpt-e-mediacao-no-mte-com-propostas-apresentadas/

COLETIVO DE MULHERES | As engenheiras têm participado de uma articulação entre diversas entidades sindicais e da sociedade civil. A ação é promovida pela Federação das Mulheres do Paraná. O objetivo dessa ação é debater a lei da igualdade salarial entre homens e mulheres. A Secretária de Segurança no Trabalho e Renda do Ministério da Mulher, Neuza Tito, fala sobre a importância da pauta.

TRABALHO E EMPREGO | O Governo Federal enviou ao Congresso um projeto de lei que autoriza o BNDES a retomar o financiamento de obras e serviços de engenharia de empresas brasileiras no exterior. Esta política foi interrompida durante a Operação Lava Jato em 2016. Para o presidente da Fisenge, Roberto Freire, abre aspas, “ A engenharia tem que ser protagonista na retomada do desenvolvimento social e econômico do país e estamos confiantes nos próximos cenários”, fecha aspas.

Confira mais: https://x.gd/axV5f

COMBATE À HOMOFOBIA | Na última quarta-feira (29/11), o Comitê Diversidade deu um passo significativo ao estabelecer a Comissão de Suporte LGBTQIA+. O intuito é analisar e tratar casos de denúncias recebidas pelo Comitê.  Para o comitê, esse é um passo importante na construção de espaços e instrumentos na luta contra os preconceitos e danos sociais causados pela busca do direito de ser quem se é de verdade.

Confira a página do Instagram: @diversidade_sengepr