Engenheiros da Itaipu entram em greve por equiparação salarial com os trabalhadores paraguaios

17.SET.2015

Os engenheiros da Itaipu Binacional entraram em greve por prazo indeterminado por paridade salarial com os funcionários paraguaios. A decisão foi realizada em assembleia da categoria na manhã desta quarta-feira (16). Com isso os engenheiros aderem a greve que atinge 100% dos trabalhadores da Itaipu em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, os funcionários realizarão paralisação de duas horas.

2

De acordo com o diretor da regional do Senge em Foz do Iguaçu, o engenheiro eletricista José Quirilos Assis Neto, a equiparação salarial é um direito pelo qual os trabalhadores não abrirão mão. “A paridade salarial e de direitos é um preceito basilar que existe na empresa desde a sua criação, de isonomia de tratamento aos funcionários entre os dois países, e não aceitaremos que existam essas distorções dentro da empresa”.

Em negociação com a empresa há mais de um ano, os trabalhadores buscam correção de 8,79% na tabela salarial para equiparação dos salários dos funcionários brasileiros com os da empresa no Paraguai, entre outros itens. A Itaipu, no entanto, apresentou aos funcionários proposta de tabela salarial que mantém distorções entre os trabalhadores dos dois países.

Em reunião com o Senge e demais sindicatos no início desta semana, a empresa alegou que não há como apresentar outra proposta de tabela salarial, encerrando assim as negociações com as entidades.

Itaipu

Para o diretor da regional do Senge, a aprovação da greve é uma forma dos sindicatos e dos trabalhadores de pressionarem a empresa a retomar as negociações e propor avanços às reivindicações dos funcionários.

“As negociações dos sindicatos com a Itaipu, iniciada há mais de um ano, apresentou até agora pouquíssimos avanços para os trabalhadores, devido a baixa capacidade de diálogo por parte da empresa. Esperamos que com a greve a Itaipu se sensibilize com as reivindicações dos trabalhadores brasileiros. Caso contrário, continuaremos com a paralisação”.

Confira abaixo a repercussão da greve dos trabalhadores da Itaipu na imprensa:

Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Jornal O Farol

Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Blog do Lago

Acesso para o PTI será liberado até as 8h30 nesta quinta – Blog do Lago

Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Catve