Senge debate plano de carreira com engenheiros da prefeitura nesta quarta-feira

Senge Paraná
20.AGO.2014

O Senge-PR participará, nesta quarta-feira (20), às 14h30, dos debates sobre a avaliação e implantação do plano de carreira dos profissionais de engenharia da Prefeitura de Curitiba. A reunião será realizada na sala da presidência da Câmara dos Vereadores de Curitiba, e contará com a participação de engenheiros do quadro da prefeitura, de vereadores e de representantes da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), e com demais entidades de representação dos profissionais de engenharia e de arquitetura que atuam no serviço público municipal.

Em busca de valorização profissional – Os engenheiros e arquitetos do quadro municipal buscam, desde o final do ano passado, iniciar negociação, com participação dos profissionais, de plano de carreira e valorização profissional com a prefeitura. Em 18 de dezembro do ano passado, engenheiros e arquitetos da administração municipal protocolaram documento na Prefeitura com mais de 300 assinaturas de servidores públicos dessas categorias profissionais propondo com 28 itens para a realização de primeira etapa de um plano de carreira.

Sem uma resposta que atendesse aos questionamentos e reivindicações, um grupo representando os aproximadamente 400 engenheiros e arquitetos servidores, buscaram o Senge, SindArq e o Crea para para abrir um espaço de negociação com a prefeitura. Ocorre que o serviço público, ao longo de gestões que não atuaram de forma a valorizar os engenheiros e arquitetos, acaba não sendo mais uma opção de carreira para esses profissionais, que acabam partindo para a inciativa privada, que vem reservando melhores salários e condições de trabalho.

Em reunião com as entidades em abril deste ano, o prefeito Gustavo Fruet se demonstrou aberto para debater os pleitos dos profissionais de engenharia e arquitetura do município, chegando a sugerir a criação de uma comissão para tratar das reivindicações específicas dos profissionais. De acordo com o prefeito, a comissão trataria da valorização dos engenheiros e arquitetos a partir de uma agenda de negociações a ser construída em conjunto com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e com a secretária da SMRH, Meroujy Giacomassi Cavet.

Voltar a Notícias