Senge-PR aciona Copel contra diretor que usou expressão “porcos de granja”

Para entidade, Thadeu da Silva alterou duas vezes sua explicação do fato e não convenceu

FOTO: THIAGO GOMES/SUSIPE
18.JAN.2021

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) protocolou nesta segunda-feira (18) um ofício ao presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel, solicitando providências com relação a manifestação depreciativa proferida por Thadeu Silva, diretor de Operações e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, na rede social LinkedIn. Em um comentário, ele disse que “Agora, não tem espaço para “porco de granja”. A declaração, segundo apurou a entidade, foi rejeitada por muitos funcionários da empresa de energia que se sentiram ofendidos.

::. Veja aqui o ofício

No ofício, o sindicato destaca que o diretor, ao justificar o “erro”, alterou duas vezes sua versão de explicação dos fatos. “Na primeira edição, retira o trecho em que assume a responsabilidade pela publicação e acrescenta um trecho em que afirma referir-se a si mesmo. Na segunda edição, retira este trecho”, anota o Senge-PR.

Para o sindicato, o autor da publicação ocupa um dos mais altos cargos na administração da Copel e deveria, em função do cargo e da responsabilidade inerente ao mesmo, ter conduta ilibada e comportamento inquestionável e irrepreensível.

Imagem arranhada

Ao pedir apuração dos fatos, o Senge-PR chama atenção para a necessidade de preservar a imagem da companhia externamente e internamente. “Utilizando-se de uma foto com a logomarca da Companhia, o autor vincula suas opiniões à empresa, causando dano à imagem da Copel. Situação que afronta o código de conduta da Copel”, destaca o ofício.
Ao fim do ofício, é solicitado ao presidente da companhia Eduardo Pimentel, em nome da transparência, que seja aberto “imediatamente Processo Administrativo Sumário para averiguar o posicionamento do Diretor Thadeu Carneiro da Silva em redes sociais, confrontando o teor publicado, às repercussões causadas e as doutrinas estabelecidas em Código de Conduta da Companhia”.