Pela terceira vez, trabalhadores da Cohab rejeitam proposta para ACT

11.AGO.2021

Nesta terça-feira (10) os trabalhadores da Cohab rejeitaram a proposta da empresa para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho. A votação aconteceu virtualmente, entre os dias 9 e 10 de agosto.

Esta já é a terceira proposta para o ACT rejeitada pelos trabalhadores. Na primeira proposta, a empresa ofereceu reajuste de 1,05% em salários, vale alimentação e em todos os demais benefícios e gratificações. Na segunda vez, o reajuste oferecido pela empresa passou para 3%, mas também foi rejeitado pelos trabalhadores em votação online. Uma nova proposta então foi apresentada pela Cohab, mantendo a oferta de reajuste em 3%, mas com o aumento do abono do vale alimentação de 1,25 para 1,50, que resulta em R$1.402,10. Além disso, trazia a manutenção de todas as demais cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho.

A decisão veio com 63% dos trabalhadores votando contra a proposta da empresa. Foram favoráveis ao aceito 35% dos trabalhadores e 2% optaram por se abster da votação.

Os sindicatos e empresa devem retornar para a mesa de negociação. A negociação da Cohab acontece desde maio, quando os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações. O reajuste oferecido pela empresa está muito abaixo da inflação medida pelo Instituto Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 8,90%. Este índice, somado às perdas acumuladas com o ACT do ano anterior, diminui o poder de compra do trabalhador da Cohab em 11,13%.

O Senge-PR é o seu canal de negociação. Sua participação é muito importante, e possibilita a manutenção das nossas conquistas!