Deputada pede congelamento da tarifa de luz da Copel

Empresa divulga resultados de 2021 no fim do mês

Foto: Alep/Divulgação
15.MAR.2022

Faturamento de R$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre de 2021. No acumulado do ano, o lucro bruto da Copel é de R$ 7,4 bilhões. Aumento de 79,9% em relação ao mesmo período de 2020. Este são alguns números da Copel que levam a deputada estadual Luciana Rafagnin a pedir o congelamento das tarifas no Paraná. O pleito ocorre antes de a empresa de energia apresentar os seus resultados ao mercado financeiro e informar se vai majorar a tarifa aos paranaenses.

Luciana Rafagnin (PT-PR) protocolou um requerimento ao presidente da Companhia Paranaense de Energia – Copel, Daniel Pimentel Slaviero, solicitando que a empresa não faça o reajuste anual da tarifa de energia elétrica, em respeito à situação caótica que vive o povo paranaense, após dois anos de pandemia.

“A população amarga sucessivos reajustes no preço de serviços, taxas, produtos, que diminuem diariamente seu poder de compra, ao mesmo tempo em que vemos aumentar os lucros de inúmeras empresas”, disse Luciana. Ela lembra que os índices de crescimento da Copel no último ano impressionam e que esse excelente resultado beneficia os acionistas da empresa.

No último relatório da empresa ao mercado, Adriano Rudek Moura, diretor financeiro da Copel, detalhou os números positivos da Copel e a política de maximização dos lucros, gerando resultado de R$ 7,4 bilhões até setembro. “Provavelmente teremos a maior base histórica para o pagamento de dividendos da companhia”, direciona o objetivo.

O próximo relatório da Copel será divulgado no dia 22 de março, com conferência no dia 23 de março, quando os executivos da empresa devem detalhar sua política para tarifas.