Engenharia solidária: Senge participa de projeto social junto à Sociedade Barracão

21.JUN.2017

O Senge e o Senge Jovem participarão do projeto de assistência técnica e urbanização da área da Sociedade Barracão, comunidade de catadores de recicláveis do bairro Boqueirão, em Curitiba. O projeto é desenvolvido em parceria com o Coletivo Trena, associação sem fins lucrativos que presta assistência técnica em arquitetura e urbanismo para comunidades em situação de vulnerabilidade.

No último sábado (17), marcando o início da parceria, o diretor-financeiro do Senge, Cícero Martins Júnior, e os dirigentes regionais do Senge Jovem, Anderson Mendes e André Munhoz, fizeram visita técnica à comunidade para estudar a viabilidade de elaboração dos projetos hidráulico e de infraestrutura. O objetivo desta primeira aproximação é conferir a possibilidade de regularização do abastecimento de água pela empresa de saneamento à comunidade.

Pouco mais de 30 famílias moram no espaço da Sociedade Barracão, comunidade de catadores de recicláveis do Boqueirão que ocupa desde 2009 o antigo espaço de uma massa falida de fábrica. Primeira visita técnica foi para projeto de regularização do saneamento
12 famílias moram no espaço da Sociedade Barracão, comunidade de catadores de recicláveis do Boqueirão que ocupa desde 2009 o antigo espaço de uma massa falida de fábrica. Primeira visita técnica foi para projeto de regularização do saneamento

“Contribuir para a melhoria de vida da sociedade e atuar por meio da engenharia no desenvolvimento sustentável. Foram com tais objetivos que o Senge Jovem foi iniciado há três anos. E hoje ser convidado a participar de mais um projeto de engenharia solidária junto a uma das mais combativas comunidades da capital, que há 18 anos luta pelo seu espaço, é uma honra para o Senge Jovem e para o Senge, e mostra que estamos no rumo certo na promoção de ações com os estudantes envolvendo a função social da engenharia”, afirma o diretor do Sindicato, Cícero Martins.

Outras visitas técnicas e reuniões com os integrantes da Sociedade Barracão serão realizadas nas próximas semanas para debater e apresentar o estudo preliminar do abastecimento de água e esgoto do espaço, bem como definir um plano de trabalho para demais projetos de reurbanização da área.

Primeira comunidade a ter direito a usucapião coletivo no Paraná, em 2013, a Sociedade Barracão é composta por 12 famílias de catadores de material reciclável. Desde 1999 ocupam um terreno de uma massa falida no bairro Boqueirão, entre as ruas Professor José Maurício Higgis e O Brasil para Cristo.  Confira mais fotos da visita ao final da matéria.

Ação que tem história – este não é o primeiro projeto de cunho social que o Senge e o Senge Jovem participa. Além das várias ações de trote solidário, um deles recentemente reconhecido com premiação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a entidade já prestou uma série de assessorias técnicas às comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade.

Em 2009, junto com estudantes de engenharia e arquitetura, o Sindicato atuou (confira reportagem especial na Revista Diferencial), na produção de projetos de reforma de mais de 100 casas no Acampamento Contestado.

De lá pra cá, outros projetos foram tocados com a ajuda dos acadêmicos de engenharia sob supervisão do Senge e do Senge Jovem, como a assessoria técnica para a elaboração de projetos e acompanhamento das obras de construção de moradias para as 350 famílias que vivem na ocupação Nova Primavera, na Cidade Industrial de Curitiba e o apoio técnico à restauração da associação de moradores do bairro Uberaba.